Amém, senhor! Termina neste sábado cobrança de taxa extra na conta de luz


Milhões de brasileiros celebram, neste sábado (16/4), o fim da cobrança de taxa extra na conta de luz. Segundo o Ministério de Minas e Energia, os reservatórios estão mais cheios que no ano passado e "o risco de falta de energia foi totalmente afastado". Com isso, o governo federal antecipa o fim da bandeira de escassez hídrica, prevista para 30 de abril, que possui taxa no valor de R$ 14,20 por 100 kWh.


FIM DA ESCASSEZ HÍDRICA

Criada em setembro do ano passado, a tarifa de escassez hídrica representou um aumento de quase 50% em relação à bandeira vermelha patamar 2, que era aplicada antes. À época, o país vivia a pior crise hídrica em 90 anos.


Quando a medida foi anunciada, a previsão era de que ela ficasse em vigor até 30 de abril deste ano. Ainda em outubro do ano passado, o presidente Bolsonaro chegou a dizer que determinaria o fim da tarifa ao ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque.


O objetivo das bandeiras tarifárias é remunerar o uso de usinas termelétricas, que têm custo mais alto. As termelétricas passaram a ser utilizadas por causa da seca, que diminuiu o reservatório de hidrelétricas e prejudicou a geração de energia.

Poste um Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem