BEREU NEWS

Veja o melhor horário para ver a 'Lua de Sangue' hoje


Na madrugada desta segunda-feira, todos os olhares estarão voltados para o céu. É que hoje ocorre o primeiro e único eclipse total da Lua deste ano. O evento astronômico é chamado de Lua de Sangue porque o Sol, a Terra e Lua estarão alinhados e não haverá a incidência direta da luz do Sol sobre a Lua. Com isso, o satélite ficará vermelho.

Segundo a Nasa, a agência espacial norte-americana, o nome técnico do evento é Dispersão de Rayleigh, e é como se a luz do Sol fosse filtrada pela nossa atmosfera e sobrasse o vermelho que espalha a luz do Sol que incide sobre a Lua.

 


A agência explica ainda que o tom de vermelho que a Lua assumirá, mais claro ou mais escuro, dependerá da quantidade de poeira ou nuvens na atmosfera da Terra durante o eclipse.

Não será preciso nenhum instrumento para visualizar a Lua de Sangue, mas o uso de binóculos ou de um telescópio torna a visão ainda mais impactante. Além disso, a Nasa explica que observar o eclipse em um lugar escuro, distante de luzes brilhantes, melhora as condições de visualização.

 

O eclipse começa às 22h32, horário de Brasília, mas o ponto máximo acontecerá perto da 1h11 da manhã, no horário de Brasília. É nesse momento que a Lua se parecerá mais grandiosa. Isso acontece porque durante o eclipse, o satélite estará próxima de seu perigeu, a 'apenas' 362.126,5 km da Terra – no apogeu, a distância chega a 405 mil km.

O fenômeno poderá ser visto também em toda a América do Sul e Central e partes da América do Norte, Europa e África.

 

"Mitos”

Alguns mitos foram construídos ao longo da história sobre a Lua de Sangue. Algumas religiões acreditam que o acontecimento indica a chegada de um profeta, apocalipse, tragédias, guerras etc. Entretanto, os astrônomos defendem que se trata de um fenômeno normal e que não têm relação com crenças pessoais.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade 2

BEREU NEWS