BEREU NEWS

Embaixada assume erro e pede desculpas à família de jornalista britânico por divulgar que corpos tinham sido encontrados

Retratação veio um dia após a informação equivocada ser passada para a família. Dom Phillips e indigenista Bruno Araújo Pereira foram estão desaparecidos desde o dia 5 de junho. 

 


A Embaixada do Brasil no Reino Unido assumiu nesta terça-feira (13) ter errado ao informar para a família do jornalista britânico Dom Phillips que o corpo dele e do indigenista Bruno Araújo Pereira tinham sido encontrados, e pediu desculpas. A informação foi confirmada pelo embaixador Fred Arruda para as jornalistas Andréia Sadi e Mariana Assis, no g1.



Segundo o portal, o embaixador enviou um texto de retratação à família, que teve parte da mensagem divulgada no jornal britânico “The Guardian”, onde Phillips trabalhava: “Estamos profundamente sentidos que a Embaixada tenha passado uma informação à família ontem que não se provou correta”.

A retratação veio um dia após a informação equivocada ser passada para a família. O fato aconteceu na manhã da segunda-feira (13), quando um representante da embaixada ligou para o cunhado e a irmã de Phillips e disse que os corpos tinham sido achados amarrados a uma árvore.

Após as ligações, a informação foi divulgada à imprensa pela mulher do jornalista, Alessandra Sampaio. Contudo, em seguida, tanto a Polícia Federal quanto a associação indígena Univaja, que denunciou os desaparecimentos, negaram a situação.

 


Objetos encontrados

       

Ainda na segunda-feira, a Polícia Federal divulgou imagens que mostram alguns objetos encontrados durante as buscas pelo jornalista e pelo indigenista, no último domingo (12), no interior do Amazonas.

Segundo informações da PF, foram localizados uma mochila, um notebook, camisas, bermudas, calça, chinelos e botas que pertenciam aos dois desaparecidos, além de um cartão de saúde em nome de Bruno Pereira. O material foi levado para perícia.

A mochila estava em uma área de igapó (região da Floresta Amazônica alagada pelos rios e com inúmeras árvores) e estava amarrada em uma árvore.

De acordo com o coordenador da equipe dos Bombeiros em Atalaia do Norte, Barbosa Amorim, os itens foram encontrados próximo à casa do suspeito de envolvimento no crime, que segue preso pelo desaparecimento das vítimas.



Caso


 

Bruno e Phillips transitavam entre a comunidade Ribeirinha São Rafael e a cidade de Atalaia do Norte quando sumiram. Eles tinham ido para a região para entrevistas e uma reunião, e deveriam ter retornado no domingo (5), mas não apareceram.

Dom Phillips e a esposa moram na Bahia desde 2007 e os dois têm uma casa em Salvador. O jornalista, que é colaborador do jornal britânico The Guardian, está escrevendo um livro sobre a floresta amazônica e sua autossustentabilidade quanto às chuvas. Por isso estava no local.

Bruno, além de estudar e pesquisar questões relacionadas aos povos indígenas, é servidor de carreira da Funai, e recebia constantes ameaças de madeireiros, garimpeiros e pescadores. Isso pode ter relação com o caso.

O suspeito preso na terça-feira (7) foi identificado como Amarildo da Costa de Oliveira, 41 anos. Ele é conhecido como “Pelado”. A prisão em flagrante do suspeito foi convertida em preventiva na quinta-feira (9).

No domingo, a União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja) divulgou ter encontrado uma nova embarcação em área de busca pelos desaparecidos.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade 2

BEREU NEWS
BEREU NEWS