BEREU NEWS

Eleições 2022: Bahia terá quase 15 mil urnas novas que foram fabricadas no estado

Modelo é de 2020 e deve ser usado em 64 zonas baianas, divididas em 99 cidades do estado


 

 

Um modelo de urna eletrônica mais moderno e com mais tecnologia será usado na Bahia nas eleições deste ano. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (8) pelo Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE-BA). Segundo o órgão, das mais de 40 mil urnas previstas para 2022, quase 15 mil serão do novo modelo.  

O equipamento é do ano de 2020 e, conforme os dados do TRE-BA, trará avanços em recursos de segurança, acessibilidade, transparência e agilidade. Ao longo das eleições, as novas urnas devem ser usadas em 64 zonas eleitorais do estado, divididas em 99 cidades baianas.

Conforme o órgão, a distribuição será de responsabilidade dos polos de Salvador, Ilhéus, Camaçari, Vitória da Conquista, Guanambi e Ipirá. A estimativa é a de que, dos mais de 10 milhões de eleitores baianos, cerca de 3 milhões votem no novo equipamento. 



“A atualização das urnas eletrônicas por modelos mais recentes é uma constante na Justiça Eleitoral e, desde o início de sua utilização, ocorre de maneira gradativa. Assim, além das urnas 2020, outros cinco modelos de urnas (2009, 2010, 2011, 2013 e 2015) serão usados nas eleições deste ano”, disse André Cavalcante, Secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação do TRE-BA .

Novidades

Neste ano, a urna eletrônica completa 26 anos. O projeto da nova urna foi desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e é totalmente nacional, customizado de acordo com as características do eleitor brasileiro, ou seja, intuitiva para facilitar a hora do voto.

Com novo design, a UE 2020, como é chamado o modelo, inaugura o reposicionamento do teclado do terminal do eleitor em relação à tela de LED.

Segundo o TRE-BA, o equipamento traz ainda a reformulação do terminal de mesário, com adoção de uma tela touch screen, leitor de identificação biométrica com maior área de captura e substituição da bateria de chumbo ácido por baterias de LiFePo – Lítio-Ferro-Fosfato, o que gera menos custos de conservação por não necessitarem de recarga.

Outro destaque é a maior rapidez na identificação do eleitorado. Enquanto uma primeira pessoa vota, outra pode ser identificada pelo mesário. Isso possibilita a ampliação do número de eleitores por seção, o que contribui para acelerar o processo de votação e, desse modo, evitar a formação de filas.

A urna eletrônica também possui processador do tipo System on a Chip (SOC), 18 vezes mais rápido que o modelo 2015. Outra inovação é a mídia de aplicação do tipo pen-drive, o que traz maior flexibilidade logística para os TREs na geração de mídias.

Acessibilidade

O novo modelo de urna eletrônica traz ainda importantes novidades em termos de acessibilidade, tanto para pessoas com deficiência visual quanto para o cidadão com deficiência auditiva.

Para os deficientes visuais, a sintetização de voz foi aprimorada e, agora, também serão falados os nomes de suplentes e vices, sendo ainda possível cadastrar um nome fonético.

Já para as pessoas com deficiência auditiva, uma apresentação com intérprete de Libras foi incluída na tela da urna, de modo a indicar os cargos em votação.

Conforme o TRE-BA, o novo recurso não é uma exclusividade da UE 2020 e será também implantado nas versões anteriores, a partir da UE 2009 até a UE 2015.

Todas as eleitoras e todos os eleitores que adentrarem a cabine eleitoral terão acesso à ferramenta, sem a necessidade de realizar cadastro prévio ou pedir a ativação do recurso aos mesários.

Segurança

Assim como as urnas anteriores, o modelo UE 2020 não tem ligação com a internet. A urna utiliza o que há de mais moderno em termos de criptografia, assinatura e resumo digitais.

Tudo isso garante que somente o sistema desenvolvido pelo TSE e certificado pela Justiça Eleitoral seja executado nos equipamentos. Além disso, antes das eleições, as urnas passam por diversas auditorias.

Desde 2009, a urna conta com hardware de segurança que implementa a cadeia de confiança do software. Essa ferramenta, presente em todos os equipamentos desde então, garante que as urnas executem somente os programas desenvolvidos e assinados digitalmente pelo TSE.

Fabricação na Bahia

A montagem das urnas modelo 2020 ocorre na Bahia, em fábrica da Positivo Tecnologia, sediada em Ilhéus. Esta é a segunda vez que os equipamentos da Justiça Eleitoral são fabricados no estado.

A primeira vez foi em 2002, quando a Unisys, empresa global de serviços e soluções de Tecnologia da Informação liderou o processo de fabricação de urnas na Bahia, na cidade de Camaçari, município que comporta empresas pertencentes ao Polo Industrial.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade 2

BEREU NEWS
BEREU NEWS