BEREU NEWS

Micareta de Feira 2022 será realizada entre os dias 16 e 18 de setembro


 

Neste ano, a festa acontece meses após a sua data "original", já que no início do ano os eventos de grande porte não tinham autorização para acontecer


O prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins, confirmou a realização da tradicional micareta da cidade, festa que acontece há mais de 80 anos, e teve uma pausa devido à pandemia da Covid-19.


A celebração foi anunciada à produção da TV Subaé, afiliada da TV Bahia no município, após reuniões com entidades, grupos culturais, comércio, representantes de bloco e imprensa.

De acordo com o gestor, a festa será realizada entre os dias 16 e 18 de setembro.

Em 2017, a Micareta de Feira de Santana foi regulamentada pela prefeitura. Neste ano, a festa acontece meses após a sua data “original”, já que no início do ano os eventos de grande porte não tinham autorização para acontecer.

 

A história da Micareta de Feira de Santana

Os primeiros registros da folia fora de época na cidade de Feira de Santana são do ano de 1937, nas ruas do município.

De acordo com a Prefeitura da cidade, o nome “micareta” foi sugerido pelo professor e jornalista Antonio Garcia, em artigo publicado na Folha do Norte. O nome é uma junção da palavra derivada de micareme, que em francês quer dizer quaresma, com a palavra careta.

Na época, a festa também teve uma pausa, assim como a que foi feita de 2020 para 2022, mas nesta ocasião, a nota divulgada pela imprensa local afirmava que a festa na rua seria transformada em grandes bailes em local com maior conforto para os associados.

 

A festa de rua voltou a ser realizada no ano seguinte, em 1946, por engraxates de Feira, que criaram a batucada ‘Amante da Folia’ para dividir espaço com a ‘Estrela do Oriente’.

Nos anos que se sucedem, a Micareta começa a ganhar a cara da festa que o folião conhece atualmente, com o surgimento de novos blocos, eleição de Rainha e desfile de trios.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade 2

BEREU NEWS
BEREU NEWS