BEREU NEWS

12 de outubro: entenda por que o Dia das Crianças é comemorado no feriado da padroeira do Brasil

O Dia de Nossa Senhora Aparecida, celebrado no dia 12 de outubro, é um feriado nacional que homenageia a padroeira do Brasil. Além disso, a data também é marcada pelo Dia das Crianças. Você sabe por que o Brasil celebra os pequenos neste dia?

O Dia das Crianças não tem nenhuma relação com a data religiosa – inclusive, surgiu antes do feriado nacional. No dia 12 de outubro de 1923, o Rio de Janeiro, então capital federal, sediou o Congresso Sul-Americano da Criança, evento que reuniu estudiosos de infância e políticos de vários países e que discutia questões educacionais, alimentares e de desenvolvimento.

Galdino do Valle Filho, um dos deputados federais à época, propôs uma lei instituindo, no 12 de outubro, o Dia das Crianças no Brasil. O objetivo do deputado era que houvesse reflexão sobre a situação das crianças brasileiras.

O projeto foi oficializado pelo presidente Artur Bernardes por meio de decreto publicado em 5 de novembro de 1924. No entanto, sem feriado, o comércio não “abraçou” a data.

Somente em 1950, graças a uma intensa campanha de marketing, o Dia das Crianças passou a ser visto como um dia importante no calendário brasileiro e a movimentar o comércio.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade 2

BEREU NEWS