
Uma mulher de 45 anos foi presa pela Polícia Militar no município de Macapá, no Amapá, neste domingo (2), pelo crime de violação de sigilo de voto. A eleitora tirou duas fotos da urna eletrônica no momento da votação para deputado estadual e para presidente da República.
A PM, que foi acionada pelo presidente da seção, conduziu a mulher para a Polícia Federal. A mulher deve responder pelo crime de violar o sigilo do voto, cuja pena pode ir de 6 meses a 2 anos de reclusão.
De acordo com o Balanço da Operação Eleições 2022 divulgado às 17h pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, 939 crimes eleitorais e 307 prisões foram contabilizadas em todo o país neste domingo de eleições. Foram 233 registros de crimes de boca de urna e 149 de compra de votos/corrupção eleitoral. Há, ainda, 33 casos de violação ou tentativa de violação do sigilo do voto.