BEREU NEWS

Terra atinge marca de 8 bilhões de pessoas nesta terça, com aumento da população idosa


Créditos da foto: ilustrativa/Pixabay


O marco foi estimado e anunciado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em meados deste ano

O planeta Terra atinge, nesta terça-feira (15/11), a marca de 8 bilhões de habitantes. Para (tentar) ter uma noção, a quantidade lotaria mais de 160 mil estádios do tamanho da Fonte Nova; ou povoaria cerca de 37 'Brasis'.


O marco foi estimado e anunciado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em meados deste ano, embora haja diminuição do ritmo de crescimento. Em contrapartida, nota-se um aumento das populações idosas de diferentes nações.


Conforme o relatório World Population Prospects 2022, da ONU, a expectativa de vida mundial atingiu 72,8 anos em 2019, o que representa um aumento de quase nove anos desde 1990. Mesmo caindo para 71 anos, em 2021, como reflexo da pandemia, a projeção é de que a longevidade média global chegue a 77,2 anos em 2050. 

As Nações Unidas também estimam que, até a metade do século, o número de pessoas com mais de 65 anos será maior que o dobro do número de crianças menores de 5 anos.


Em entrevista à CNN, o doutor em demografia e pesquisador aposentado do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), José Eustáquio, disse que a população idosa mundial vai triplicar. "Hoje, nós temos 1,1 bilhão de idosos, de 60 anos ou mais, no mundo. Em 2100 chegaremos em 3,1 bilhões".

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade 2

BEREU NEWS
BEREU NEWS