BEREU NEWS

Começam celebrações ao Senhor Bom Jesus dos Navegantes e a Nossa Senhora da Boa Viagem

Créditos da foto: reprodução/Facebook - Bom Jesus dos Navegantes

Os festejos serão encerrados no dia 8 de janeiro, quando os devotos se encontrarão na Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, às 15h30, para a recitação do Terço, que será seguida de Santa Missa.


“Unidos e guiados pelo Bom Jesus dos Navegantes, estaremos vivenciando uma Igreja sinodal”. Este é o tema central das homenagens ao Senhor Bom Jesus dos Navegantes e a Nossa Senhora da Boa Viagem, que, tradicionalmente, há mais de 200 anos, acontecem entre o fim de um ano e o início do outro.

A abertura dos festejos aconteceu nesta terça-feira (27/12), na Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem (Boa Viagem, Salvador), começando com a alvorada, às 6h, que foi seguida do hasteamento da bandeira da Devoção à Nossa Senhora da Boa Viagem e ao Senhor Bom Jesus dos Navegantes, às 7h; Oração, às 7h30, e lavagem do templo.


Também neste dia 27, às 19h, os fiéis participarão da Santa Missa pelos paroquianos, por todas as famílias do mundo inteiro, de modo especial por aquelas que residem no bairro onde está localizada a paróquia. Já de 28 a 30 de dezembro, também às 19h, haverá o tríduo preparatório, sendo que a cada noite os fiéis refletirão sobre um subtema:

“Bom Jesus dos navegantes, o Verbo encarnado do Pai, nos ajude a encontrar o caminho para a vivência de uma Igreja sinodal” (1ª noite), “Nossa Senhora da Boa Viagem, a Cheia de Graça, nos ajude a escutar a voz do Senhor” (2ª noite) e “Como devotos do Bom Jesus dos Navegantes e de Nossa Senhora da Boa Viagem, queremos discernir a ação do Espírito Santo para uma Igreja em novo tempo” (3ª noite).


No último dia do ano de 2022, portanto em 31 de dezembro, a Galeota que conduzirá a imagem do Senhor Bom Jesus dos Navegantes descerá ao mar às 9h. Já às 15h, o Arcebispo de São Salvador da Bahia e Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha, presidirá a Santa Missa de embarque, na Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem. A previsão é que às 16h30 tenha início o translado da imagem que, após ser colocada na Galeota, será conduzida, em procissão marítima, até a Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia, no bairro Comércio, em Salvador.


No dia seguinte, 1º de janeiro de 2023, o Cardeal Dom Sergio da Rocha presidirá a Santa Missa às 8h, na Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia. Por volta das 10h terá início a procissão terrestre, saindo da Basílica e seguindo até o píer da Capitania dos Portos, local onde se dará o novo embarque da imagem do Senhor Bom Jesus na Galeota, que retornará para a Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem. É importante ressaltar que, na chegada à praia da Boa Viagem, a imagem do Senhor Bom Jesus se encontrará com a imagem da Virgem Maria.


No mesmo horário do embarque da imagem na Galeota (às 10h), na Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem será celebrada mais uma Santa Missa, em louvor e agradecimento a Deus pelo êxito da festa, e também suplicando pelo fim da pandemia, pela saúde de todos os devotos e benfeitores do Senhor Bom Jesus dos Navegantes e de Nossa Senhora da Boa Viagem, bem como por um ano novo repleto de saúde, paz, amor e união entre as pessoas.

Os festejos serão encerrados no dia 8 de janeiro, quando os devotos se encontrarão na Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, às 15h30, para a recitação do Terço, que será seguida de Santa Missa.


SERVIÇO:

O QUÊ: Festa do Senhor Bom Jesus dos Navegantes e de Nossa Senhora da Boa Viagem

QUANDO: 31 de dezembro de 2022 e 1º de janeiro de 2023

ONDE: Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem e Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade 2

BEREU NEWS