Foto: Reprodução |
Com a possibilidade de conectar à conta em diferentes dispositivos, os usuários do WhatsApp tem se preocupado com a espionagem de mensagens.
Há algum tempo, a Meta vem trabalhando no desenvolvimento de uma função que permite que as pessoas utilizem a conta do aplicativo simultaneamente em diferentes dispositivos. A possibilidade de usar o mesmo perfil em diversos dispositivos tem levantado diversas questões entre os usuários do WhatsApp acerca da segurança e privacidade.
Ao perceber a preocupação das pessoas, a equipe começou a testar algumas ferramentas para evitar a possível espionagem de mensagens por terceiros. É por isso que o grupo da Meta responsável pelo mensageiro tem desenvolvido um recurso chamado “Controle Total”, que irá dificultar o acesso às mensagens trocadas.
Como irá funcionar a nova função do WhatsApp?
O aplicativo de mensagens instantâneas atualmente conta com três versões oficiais que foram criadas para facilitar as trocas e o acesso em pontos diferentes. As disponibilizadas são:
Aplicativo para iOS e Android;
WhatsApp Web para navegadores;
WhatsApp Desktop, instalado nos computadores como um aplicativo.
De acordo com o portal WABetaInfo, a Meta tem o intuito de conectar as versões a uma nova ferramenta de controle, como forma de ativar um mecanismo de segurança que impede terceiros de ter acesso aos chats do usuário.
Dessa forma, a função “Controle Total” poderá ser utilizada como uma espécie de tela de bloqueio no WhatsApp Desktop, que só será removida com o uso de uma senha criada pelo dono da conta. A ferramenta poderá ser ativada também na versão aplicativo para celular, utilizando a impressão digital cadastrada do proprietário.
Caso o usuário se esqueça do código cadastrado, será preciso sair do WhatsApp Desktop e abri-lo novamente, então será preciso escanear o QR Code com o smartphone. Vale ressaltar que a opção “Controle Total” é algo opcional, logo caberá ao usuário decidir se utilizará ou não em sua conta.
A funcionalidade ainda está em fase de testes juntamente ao modo multidispositivo. Isso quer dizer que o recurso está disponível somente para a versão beta do WhatsApp Desktop, que é utilizado apenas por um pequeno grupo de usuários, visto que eles são responsáveis pelo teste da nova função.