Os moradores da cidade de Medeiros Neto, no extremo sul da Bahia, registraram, na noite deste sábado (17), alagamentos causados pela forte chuva que atingiu o município. Segundo a Defesa Civil do município, 40 pessoas estão deabrigadas e 22 desalojadas.
No sábado (17), choveu 100 mm, de acordo com a Defesa Civil. Na madrugada moradores fizeram vídeos para mostrar as ruas alagadas e o aumento no nível do Rio Água Fria, que corta a cidade e que transbordou na última sexta-feira (16).
Moradores registram alagamentos por causa da forte chuva no interior da Bahia; assista pic.twitter.com/cuYTmgwWTY
Segundo o Instituto Nacional de Meteorolgia (Inmet), a previsão do tempo para Medeiros Neto, nesta segunda-feira (19) é de muitas nuvens com pancadas de chuvas e trovoadas isoladas. A temperatura mínima será de 20 °C e a máxima de 28°C. Está previsto chuva a semana inteira na cidade.
Por conta das fortes chuvas, a prefeitura de Vitória da Conquista decretou estado de emergência, na última quinta-feira (15). O temporal atingiu casas, estabelecimentos e ruas alagadas. O volume de água foi tão grande, que carros e motos foram arrastados pela correnteza no centro da terceira maior cidade do estado.
De acordo com a Defesa Civil Municipal, no decorrer do dia, o acumulado superou 100mm na área urbana. Devido ao volume de água ser maior que o esperado, além de estragos provocados no asfalto e em sistemas de drenagem de avenidas.