O otimismo se justifica em grande parte pela perspectiva depositada no governo do presidente diplomado Lula da Silva (PT), bem como na gestão do petista Jerônimo Rodrigues, além da nova formação da Assembleia Legislativa e do Congresso Nacional.
Neste momento que as equipes organizam as transições da administração dos estados e do país, também os consórcios e municípios avaliam suas gestões e traçam seus projetos para vigorar a partir do próximo ano.
Prefeito de Camaçari, Elinaldo Araújo (DEM), disse que o clima eleitoral se encerrou com o segundo turno “e a partir de agora, todos nós gestores públicos precisamos focar naquilo que mais importa: melhorar a vida das pessoas”.
Para o gestor a expectativa para o novo ano é que os governos federal e estadual “possam trabalhar para resolver os graves problemas que temos no Brasil e na Bahia, dando suporte principalmente às pessoas que mais precisam”.
Em Camaçari, de acordo com Araújo, “nós continuamos o trabalho de desenvolver e qualificar a cidade para os camaçarienses. Independente de qualquer diferença política ou ideológica, aqui em Camaçari eu vou trabalhar em parceria com todos que queiram trazer benefícios para nosso município, como sempre fiz e continuarei fazendo”, sentenciou.
Prefeita de Juazeiro, Suzana Ramos (PSDB), afirmou que 2022 foi um ano de desenvolvimento, com a manutenção de obras em andamento com recursos próprios do município e emendas parlamentares de deputados parceiros.
Ela pontuou que para 2023 a perspectiva é superar o volume de programas, projetos e obras deste ano. “Juazeiro é uma cidade com uma vasta riqueza natural, um grande potencial econômico e que requer um olhar especial de todas as esferas governamentais”, afirmou.
Ramos citou que o município ribeirinho do São Francisco dá sua parcela de contribuição para o desenvolvimento do estado e do país. “Vamos seguir trabalhando forte para que nossa cidade continue a ser um celeiro de desenvolvimento e destaque nacional”, enfatizou a gestora.
Prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho (PT) afirmou que para 2023 o panorama é o melhor possível acerca dos governos federal e estadual. “Porque se sabe que Lula e Jerônimo vão fazer tudo para fortalecer os municípios. Lula já fez isso antes”, pontuou.
Entretanto, como membro do grupo de Trabalho (GT) das Cidades da equipe de transição do governo federal, ela se revelou “apavorada com o diagnóstico. O cenário é de terra arrasada”, afirmou, acrescentando que os poucos recursos que estavam previstos para diversas áreas “desapareceram das pastas”.
“Está pior do que eu pensava”, revelou a gestora, salientando que todos os grupos de trabalho tem encontrado uma situação caótica, sem previsão de recursos para investimentos. “Mas temos esperança que isso vai mudar”, segundo Gramacho, “pela vontade e empenho das equipes de mudar a situação”.
Saúde e educação
Ela citou entre outras prioridades dos municípios os programas de habitação, saneamento, saúde, educação, ações sociais, infraestrutura. Sinalizou ainda que as equipes estão trabalhando com projetos de curto, médio e longo prazo, considerando a necessidade de conseguir os fundos para implementa-los.
No terceiro ano de gestão frente ao poder executivo de Itabuna, Augusto Castro (PDS) também vê a chegada de 2023 com muito otimismo “Será um ano inteiramente dedicado à execução de projetos estruturantes e de reforço no cuidado das pessoas que mais precisam do poder público em nossa cidade”, sinalizou.
Segundo o prefeito, cujo partido faz parte da base do atual e do próximo governo estadual, o município recebeu um pacote de obras de infraestrutura com recursos do estado. Também ponderou que o futuro governador “dará continuidade” aos projetos em andamento e deverá atender novas demandas da cidade.
Ele disse que as principais obras em execução contemplam o setor de infraestrutura de transportes, educação, saúde, agropecuária, de ações sociais, dentre outros, com reflexos positivos entre a população não apenas do município, mas da região sul da Bahia.
Para Castro, uma das ações mais importantes dos seus dois primeiros anos de gestão, foi a extinção do antigo lixão onde cerca de 160 pessoas obtinham a sua sobrevivência.
“Tivemos a coragem de enfrentar um cenário que envergonhava a todos. Desativamos o lixão, demos o destino correto aos resíduos da cidade e as pessoas que tiravam o sustento em um lugar desumano foram qualificadas, transformadas em agentes ambientais e passaram a trabalhar na Associação de Catadores, com os resíduos recicláveis”, disse, sem esconder o contentamento com os resultados.
Ainda de acordo com o prefeito, deve ser favorável ao município também a próxima gestão do governo federal com a volta do grupo liderado pelo PT. “Seguimos a mesma linha do futuro presidente, que prioriza o combate à fome e governa para os que mais necessitam. A obra física é importante, mas cuidar das pessoas que mais precisam é a nossa prioridade”, ressaltou Augusto Castro.
Em Porto Seguro o prefeito Jânio Natal (PL) afirmou que o município está no caminho do desenvolvimento e pontuou ter iniciado sua administração enfrentando dificuldades, “fruto de gestões que fizeram mau uso dos recursos públicos”.
Entretanto, destacou que “os problemas não foram obstáculo, pois arregaçamos as mangas e partimos para o trabalho sério. Chamamos para nossa gestão a responsabilidade de saná-los e colocar a casa em ordem”, enfatizou.
Principal fonte de renda da cidade, o turismo, segundo o gestor, teve um incremento na sua organização, “com campanhas ousadas, como ‘Porto Seguro para o Mundo’, de promoção do nosso destino”. Ele acrescentou que o destino se destaca como um dos mais procurados do Brasil, “gerando emprego e renda para quem trabalha direta e indiretamente no setor”.
Segundo o gestor, o corredor turístico da cidade está sendo requalificado “com obras estruturantes e projetos arquitetônicos modernos que conversam com a história local”. Salientou ainda que a cidade está ficando mais bonita com revitalização da Passarela da Cultura e outras três novas praças que integram o projeto.
Com uma longa história de mandatos legislativos e no executivo, Natal mencionou sua preocupação e empenho com setores fundamentais como saúde e educação, mobilidade urbana e das estradas vicinais que dão acesso aos atrativos turístico e às comunidades rurais.
Para 2023 ele anunciou, que “grandes projetos serão implantados através de investimentos públicos e de grandes parcerias público-privadas, que vão trazer mais qualidade de vida para o morador e mais conforto e praticidade para o turista. Porto Seguro já vive um novo momento na sua história”, asseverou.