BEREU NEWS

Quem tem direito ao ID Jovem? Como emitir o meu?


Imagem: Reprodução


O ID Jovem é um documento garantido por lei que permite diversos benefícios. Confira quem tem direito e como solicitar!

O ID Jovem é um documento que permite a jovens entre 15 e 29 anos acessar diversos benefícios, que vão desde desconto em passagens interestaduais a ingressos de eventos.

O programa do Governo Federal foi instituído através do Decreto 8.537/2015 e tem o objetivo de beneficiar cidadãos de baixa renda em todo o Brasil.

Confira a seguir como fazer a emissão e quem pode ter acesso ao ID Jovem.

Critérios para solicitar o ID Jovem

Pedir o ID Jovem é simples e não é necessário que o solicitante esteja estudando. Contudo, o cidadão precisa cumprir os seguintes critérios:

  • Possui renda familiar de até 2 salários mínimos;
  • Estar inscrito e com o cadastro atualizado nos últimos 24 meses no CadÚnico;
  • Ser de baixa renda e ter idade entre 15 e 29 anos.

Principais benefícios do programa

  • Com o ID Jovem em mãos, o responsável pelo documento pode acessar os benefícios da meia-entrada em cinemas, estádios, shows, teatros e outros eventos culturais, artísticos ou esportivos.
  • Além disso, o jovem também possui 2 vagas convencionais em qualquer tipo de transporte para fora do seu estado de origem e outras 2 com 50% de desconto. Contudo, para esta situação, é preciso solicitar o benefício antecipadamente.
  • Por fim, o ID Jovem também permite a isenção de qualquer taxa para emitir a Carteira de Identidade Estudantil.

Passo a passo para emitir a Identidade Jovem

A emissão do documento de identidade Jovem precisa, primeiramente, passar pelo CadÚnico, que é feito no CRAS mais próximo da residência do solicitante. Após a aprovação, é só acessar o site do ID Jovem, logar com sua conta do gov.br e preencher a solicitação.

No app, haverá a solicitação do nome completo, data de nascimento, nome da mãe e número de identificação social (NIS). A média para retorno é de 45 dias e, após a emissão, o ID Jovem tem validade de 180 dias, precisando ser solicitada novamente sempre que o prazo vencer, até a idade máxima de 29 anos.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade 2

BEREU NEWS
BEREU NEWS