BEREU NEWS

Salvador se candidata pare receber Copa do Mundo feminina em 2027, diz site



Em parceria com as prefeituras do Rio de Janeiro e de São Paulo, a CBF confia no sucesso de uma nova candidatura brasileira na rota de grandes eventos esportivos

Salvador pode ser uma das cidades-sede da Copa do Mundo feminina de 2027. O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues, viaja para o congresso da Fifa, que será realizado no dia 16 de março em Kigali, Ruanda, para ratificar a candidatura brasileira para sediar a competição. Além da capital baiana, prefeituras do Rio de Janeiro e de São Paulo, Belém, Fortaleza, Cuiabá, Manaus e o Distrito Federal já sinalizaram interesse em receber os jogos em 2027.

Segundo o site ge.globo, em parceria com as prefeituras do Rio de Janeiro e de São Paulo, a CBF confia no sucesso de uma nova candidatura brasileira na rota de grandes eventos esportivos, quase uma década depois da Copa do Mundo masculina (2014) e sete anos após a Olimpíada (2016). O dirigente já recebeu manifestações de outras cidades interessadas em sediar o Mundial feminino.

“A nossa ideia é ter um evento grandioso, que a gente possa mostrar para o mundo que o Brasil é um país organizado, com condições de realizar grandes eventos. Ainda é cedo para falar de custos e orçamento para a Copa. A partir do momento que a Fifa sinalize, vamos fazer orçamento e buscar tudo que é possível. Mas tenho certeza que, independentemente do custo, é investimento no futebol brasileiro, para que o país tenha economia mais aquecida. Demanda várias cadeias para além do futebol”, afirmou Ednaldo Rodrigues em entrevista ao portal.

Em concorrência com a Alemanha, Holanda e Bélgica – que manifestaram oficialmente o desejo de candidatura conjunta pela competição feminina – e a África do Sul, através da federação do país, a SAFA, a candidatura brasileira tem a expectativa de se destacar na rota dos grandes eventos esportivos. O Secretário Nacional do Futebol e de Direitos do Torcedor, José Ferrarezi, destacou que “todo mundo quer” receber os jogos do Mundial da Fifa, caso o Brasil vença a concorrência.

Após a reunião na Fifa, a ministra do Esporte, Ana Moser, e o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, têm encontro para debater aspectos do caderno de encargos – lista de exigências da Fifa para escolha das sedes.

Para a Copa de 2014 – a segunda da Fifa sediada pelo Brasil (a primeira foi em 1950) -, foram escolhidas 12 cidades-sedes entre 18 que manifestaram interesse. Ficaram de fora Belém, Florianópolis, Goiânia, João Pessoa, Rio Branco e Teresina. Para as construções, reformas e modernizações de estádios, que muitos viraram arenas multiuso e encolheram com as mudanças de arquitetura entre outras alterações, foram gastos estimados em R$ 27,1 bilhões – a maioria saindo de cofres públicos. Reportagem do ge do ano passado mostra que governos estaduais, concessionárias e clubes responsáveis por estádios usados na Copa do Mundo de 2014 ainda devem no mínimo R$ 1,5 bilhão em financiamento.

Sede de jogos da Copa masculina em 2014, Salvador já recebeu, em 2013, jogos da Copa das Confederações. A capital baiana também foi palco de partidas da Olimpíada de 2016 e da Copa América de 2019.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade 2

BEREU NEWS
BEREU NEWS