BEREU NEWS

Seis mil policiais vão trabalhar na Micareta de Feira de Santana


 

Durante a Micareta, a Polícia Militar também irá contar com o apoio das câmeras de reconhecimento facial.

Cerca de seis mil policiais militares deverão atuar durante os quatro dias da Micareta de Feira 2023, que será realizada entre os dias 20 e 23 de abril, na Avenida Presidente Dutra (Circuito Maneca Ferreira). Uma média de 1.500 PMs atuarão por dia, e as equipes contarão com tropas de Salvador e outras cidades da Bahia.

A informação foi passada pelo comandante-geral do Comando Operacional da Região Leste (CPRL), coronel Adalberto Piton. Em entrevista ao Acorda Cidade, ele detalhou como foi montada a Operação Micareta para este ano.

“O planejamento já está praticamente fechado e estamos fazendo pequenos reajustes, juntamente com a prefeitura. Nós teremos um circuito com 8 acessos e teremos, além do acesso ao circuito, para garantir a segurança do folião, a Operação Folia em Paz na cidade, reforçando o policiamento que já existe. Teremos também alguns equipamentos da Secretaria de Segurança Pública (SSP) e, de forma integrada, com certeza nós faremos um bom micareta”, afirmou o coronel.


Coronel Adaberto Piton comandante do CPRL 


Ele reforçou que outros comandos da PM estarão à disposição do CPRL, bem como órgãos de segurança da prefeitura.

Contamos com todo o apoio do Coronel Paulo Coutinho, que colocou todos os outros comandos à nossa disposição. Contaremos com o apoio de tropas de Salvador, da região da Chapada, do sul, exceto da região do Oeste, porque é muito longe a gente trazer a tropa de lá. Além disso, o Serviço de Inteligência e todo o suporte do Carnaval de Salvador virá para cá, como o pessoal da Comunicação Social e Inteligência. Serão montados quatro postos integrados de policiamento, onde devem operar a Polícia Militar e a Civil no mesmo local, uma Central de Flagrantes, toda uma estrutura que será montada também pela Secretaria de Segurança Pública, um espaço de amparo e apoio à mulher vítima de violência, a Seprev (Secretaria de Prevenção à Violência) também vem trazendo algumas novidades.”


Reconhecimento Facial

O coronel Adalberto Piton destacou que durante a Micareta a Polícia Militar também irá contar com o apoio das câmeras de reconhecimento facial, o que irá facilitar bastante a operação.

“Teremos em todos os portais as câmeras de reconhecimento facial, o que facilita bastante. Nesta edição, elas virão mais aperfeiçoadas, então o que nós esperamos é fazer uma excelente Micareta com o apoio de todos. O que nós precisamos é do apoio das pessoas, tem a questão dos camarotes, e acabei participando de uma reunião no Ministério Público, para alinhar o horário de encerramento dos camarotes, para que esteja concomitante com o encerramento do circuito. A micareta é uma festa muito divulgada, talvez o segundo maior evento do estado e nós precisamos, evidentemente de forma integrada, oferecer a melhor segurança pública ao nosso folião”, salientou.


Posto Estratégico

Em relação à polêmica envolvendo a montagem do Camarote da PM no circuito, o coronel explicou que o tema já é página virada. (Leia mais aqui)

Devido à mudança, o posto de observação vai funcionar em um canteiro bem localizado e será do mesmo lado dos camarotes, e outras estruturas.

“Haverá quatro postos de comando, que na verdade são delegacias e postos da PM, uma central de flagrante, outras estruturas da Secretaria de Segurança, e esse posto elevado de observação do CPRL, que vai acolher o alto comando da PM, autoridades, que porventura nos visitem, e ali também será montada uma assessoria de comunicação social, acompanhamento operacional e vai servir como um ponto para a gente acompanhar a Micareta dali. Esse posto de observação estratégico não poderia ser no final do circuito. Então por tudo isso, esse ano, nós não teremos o espaço folia, que é onde os policiais se divertem.”

Já com relação à parceria da prefeitura no apoio à logística da Polícia Militar, o comandante do CPRL reforçou que quase toda a estrutura é bancada pelo governo do estado.

“A Operação Micareta, o estado assume uma grande parte, inclusive, esse ano desoneramos alguns equipamentos da prefeitura, e a gente conseguiu trazer esse custo para o estado. A prefeitura vai nos ajudar na montagem do Posto de Observação Policial, que é uma parceria com a prefeitura e outras tantas parcerias vão continuar. A questão da alimentação é fornecida pelo estado, lanche, transporte de tropa, toda a operação da Logística, está tudo licitado pelo estado que se assemelha à operação de Salvador. Está tudo planejado e esperamos que dê tudo certo. Vamos alojar 450 a 500 policiais aqui em Feira de Santana e outras tropas ficam no regime de ida e volta. As tropas mais próximas daqui virão, cumprirão sua escala e depois retornarão para suas bases.”


ACORDA CIDADE

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade 2

BEREU NEWS