BEREU NEWS

Olívia Santana propõe instituição do Dia Estadual do Reggae na Bahia


Deputada Olívia Santana propõe instituição do Dia Estadual do Reggae na Bahia

A deputada Olívia Santana, do PC do B, apresentou um projeto de lei na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) para instituir o Dia Estadual do Reggae, a ser comemorado em 11 de maio. A proposta também autoriza o Poder Executivo a realizar atividades de promoção e acesso à cultura reggae no estado, além de criar uma Comissão Especial do Reggae responsável por articular ações e atividades relacionadas à promoção da cultura reggae e apresentar um Programa Estadual de Salvaguarda e Incentivo da Cultura Reggae na Bahia.

O projeto prevê ações de apoio, como estudos e difusão do conhecimento sobre a cultura reggae, intercâmbio nacional e internacional, e fortalecimento institucional de blocos de reggae. A Comissão Especial do Reggae será composta por representantes das Secretarias Estaduais de Cultura, Educação, Turismo e Promoção da Igualdade Racial, além de membros da sociedade civil.

Olívia Santana destaca que a proposta é inspirada na Lei Federal nº 11.630, de 11 de maio de 2012, que instituiu o Dia Nacional do Reggae em homenagem a Bob Marley. A deputada ressalta a importância do movimento e gênero musical, que influenciou e continua influenciando a sociedade brasileira por meio da música e estilo de vida.

A parlamentar ressalta que a cultura reggae está enraizada especialmente na Bahia e no Maranhão. Destaca também a contribuição de artistas baianos como Gilberto Gil, Lazzo Matumbi, Edson Gomes e Sine Calmon, além da presença feminina no reggae baiano com artistas como Margareth Menezes, Jô Calado e Nelma Marques.

Olívia Santana enfatiza que o reggae também tem impacto econômico, movimentando a economia criativa através de shows, venda de produtos relacionados, hospedagem e alimentação. Ela destaca a campanha do Banco Central da Jamaica, que usou o reggae para ensinar conceitos financeiros à população.

A deputada conclui destacando que o reggae é um poderoso instrumento de disseminação da cultura da paz, combate à violência, ao racismo e à intolerância religiosa, além de ser uma fonte de inspiração para milhões de jovens, especialmente nas redes sociais e nas ações comunitárias e educacionais.

A iniciativa conta com o apoio do Movimento do Reggae da Bahia, da comunidade Rastafari, da Coordenação Nacional de Entidades Negras (Conen) e da União de Negros(as) pela Igualdade (Unegro), em homenagem aos saudosos companheiros de luta Manoel de Almeida Cruz e Lino de Almeida.

Bereu News

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade 2

BEREU NEWS
BEREU NEWS