BEREU NEWS

Planeta alienígena do tamanho da Terra é dominado por vulcanismo generalizado


No Sistema Solar, a Terra e Vênus são vulcanicamente ativos, assim como algumas das luas de Júpiter

Um planeta do tamanho da Terra orbitando uma estrela fraca na nossa vizinhança galáctica está oferecendo algumas das melhores evidências até o momento de vulcanismo além do nosso Sistema Solar, com observações que sugerem um mundo acidentado e rochoso atormentado por erupções constantes.

Cientistas disseram na quarta-feira (17) que o planeta, o terceiro detectado orbitando essa estrela em particular, provavelmente está coberto de vulcões — semelhante à lua de Júpiter, Io, corpo mais ativo vulcanicamente em nosso sistema. No Sistema Solar, a Terra e Vênus são vulcanicamente ativos, assim como algumas das luas de Júpiter.

O vulcanismo do planeta não foi observado diretamente, mas inferido devido à sua significativa interação gravitacional com o maior dos outros dois planetas que orbitam a estrela fraca. A atração gravitacional do planeta maior pode comprimir e flexionar o recém-identificado, aquecendo seu interior e causando atividade vulcânica em sua superfície, semelhante a Io, de acordo com os pesquisadores.


Planetas além do nosso sistema solar são chamados de exoplanetas.

“Não há ainda qualquer evidência observacional direta de vulcanismo em exoplanetas, mas este planeta é um candidato particularmente provável”, disse o professor de astronomia da Universidade do Kansas, Ian Crossfield, um dos autores da pesquisa publicada na revista Nature.


É um planeta que não gira — com um lado perpetuamente iluminado pelo dia e o outro na escuridão.

“No lado iluminado pelo dia, é muito quente para haver água líquida, então provavelmente é muito seco e quente — provavelmente um deserto. No lado noturno, há possivelmente uma grande geleira”, disse o coautor do estudo, Björn Benneke, chefe do grupo de astronomia da Universidade de Montreal.

O planeta está localizado na Via Láctea, a cerca de 86 anos-luz de distância do nosso sistema solar. Um ano-luz é a distância que a luz percorre em um ano, equivalente a 9,5 trilhões de quilômetros.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade 2

BEREU NEWS
BEREU NEWS