BEREU NEWS

Sesab faz alerta sobre nova droga sintética apreendida na Bahia


A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) emitiu um comunicado nesta terça-feira (30) por meio do Centro de Informação e Assistência Toxicológica da Bahia (CIATox-BA), alertando profissionais de saúde sobre o diagnóstico e tratamento de casos de intoxicação relacionados a uma nova droga sintética que foi apreendida pela terceira vez na semana pelas polícias Civil e Militar do estado.

Essa nova droga sintética, conhecida como "drogas K" ou canabinóides sintéticos, tem se popularizado no estado de São Paulo.

Segundo o CIATox-BA, essas substâncias, que são erroneamente chamadas de "maconha sintética", têm efeitos tóxicos no organismo, incluindo toxicidade cardiovascular, perda de consciência, coma, depressão respiratória, convulsões, hiperêmese, delírio, psicose e comportamento agressivo.

O diagnóstico clínico de intoxicação aguda por canabinóides sintéticos geralmente é feito com base na história do uso da droga relatada pelo paciente e nos sinais físicos observados. Até o momento, essas drogas não podem ser detectadas nos exames toxicológicos de rotina, de acordo com as orientações do centro.

Os tratamentos variam de acordo com a gravidade do caso, podendo ir desde leves a moderados, com agitação intensa e até episódios de psicose, convulsões, rabdomiólise e dor torácica aguda, entre outros. O CIATox-BA ressalta a importância de notificar todos os casos suspeitos ou confirmados de intoxicação por drogas de abuso. O centro está disponível 24 horas por dia para oferecer orientação toxicológica através do telefone 0800 284 4343.

Bereu News

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade 2