Iniciam nesta segunda-feira (5/6) as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio 2023 (Enem), principal porte de entrada para o ensino superior no Brasil. Quem tiver interesse em realizar as provas pode se inscrever até o dia 16 de junho.
As provas serão aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro. A taxa de inscrição é de R$ 85 (para aqueles que não foram aprovados ou não selecionaram a isenção), que pode ser paga até o dia 21 de junho. O edital do exame, contendo o cronograma e as regras para o concurso, além de outras informações sobre o certame, foi publicado no começo deste mês. Para realizar a inscrição, o candidato deve acessar a página do participante.
Lá, o candidato deve seguir as instruções dadas e inserir dados pessoais como RG, CPF, raça e sexo. Depois, deverá escolher qual a opção de Língua Estrangeira (inglês ou espanhol) que pretende responder na avaliação. Por fim, deve ser escolhido o município em que o participante pretende comparecer para a avaliação.
É de responsabilidade exclusiva do participante acompanhar a situação de sua inscrição, assim como conferir o seu local de provas. O cartão do participante, contendo as informações do local de avaliação, será liberado em data a ser divulgada pelo Inep.
Os gabaritos das provas objetivas serão publicados no dia 24 de novembro no portal do Inep. Já os resultados individuais serão divulgados no dia 16 de janeiro de 2024 no mesmo site.