BEREU NEWS

ONU anuncia que 33 caminhões de ajuda entraram em Gaza no domingo



Israel impôs o cerco e iniciou a campanha de bombardeios em 7 de outubro

Trinta e três caminhões de ajuda entraram no domingo em Gaza, o maior número a ter acesso ao território palestino devastado em apenas um dia desde que a assistência foi autorizada há mais de uma semana, informou a ONU nesta segunda-feira.

O Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA) afirmou que os 33 caminhões transportaram água, alimentos e produtos médicos el pela passagem de Rafah, na fronteira com o Egito.

"Esta é a maior entrega de ajuda humanitária desde 21 de outubro, quando as entregas limitadas foram retomadas", afirmou a agência da ONU nesta segunda-feira.

O OCHA informou que 117 caminhões entraram em Gaza desde que as entregas de ajuda foram retomadas no enclave palestino de 2,4 milhões de pessoas, cenário de um cerco quase total e de bombardeios israelenses incessantes.

Antes do cerco, quase 500 caminhões entravam diariamente em Gaza com vários produtos de ajuda humanitária.

Israel impôs o cerco e iniciou a campanha de bombardeios depois que os milicianos do Hamas invadiram o país em 7 de outubro, quando mataram 1.400 pessoas e tomaram quase 230 reféns, segundo as autoridades israelenses.

Desde então, os ataques israelenses deixaram mais de 8.000 mortos, metade deles crianças, segundo o Ministério da Saúde do território controlado pelo Hamas.

A situação em Gaza gera preocupação global. O secretário-geral da ONU, António Guterres, advertiu que "o mundo é testemunha de uma catástrofe humanitária".

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade 2