BEREU NEWS

Com estoque crítico de sangue, Hemoba estimula doações em campanha de verão



No momento, os tipos sanguíneos A-, O- e O+ estão abaixo do nível desejável para atender a necessidade da rede SUS na Bahia.

Diante do estoque crítico de sangue no início de 2024, a Hemoba promove a campanha de verão “A solidariedade não tira férias” nas redes sociais para mobilizar doadores neste período do ano. No momento, os tipos sanguíneos A-, O- e O+ estão abaixo do nível desejável para atender a necessidade da rede SUS na Bahia.

Segundo a Hemoba, o objetivo da campanha é conscientizar a população sobre a importância da doação regular de sangue. No verão, há uma queda no número de doadores influenciada pelas férias escolares e viagens. Além disso, tem aumentado a demanda de hemocomponentes nas unidades hospitalares após a pandemia do Covid-19 e a inauguração de novos centros de atendimentos de saúde.

Há também, reforça a Hemoba, uma preocupação com o maior fluxo de turistas e de tráfego nas estradas, que cresce o risco de acidentes de trânsito e, por consequência, pode aumentar a necessidade por transfusão. Uma bolsa de sangue pode servir para até quatro pacientes adultos.

O sangue doado é utilizado em diversos tratamentos, como de lesões graves, câncer ou outras doenças e diferentes tipos de cirurgias. A Fundação tem ampliado o trabalho de captação de doadores, principalmente de grupos organizados de instituições e convidados voluntários à doação através de seus canais nas redes sociais.


Unidades de atendimento

Nesta semana, em Salvador, as unidades móveis de coleta (hemóveis) estão no Salvador Shopping, de 15 a 19/01, e no Shopping Bela Vista, de 17 a 20/01, no período de 8h às 17h, com intervalo para almoço. Já as unidades fixas da Hemoba têm o seguinte horário de atendimento:

Hemocentro Coordenador (sede da Hemoba), de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, e aos sábados, das 7h30 às 16h30;

Hospital do Subúrbio, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30;

Hospital Ana Nery, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h30;

Hospital Roberto Santos, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h;

Hospital Santo Antônio (OSID), de segunda a sexta-feira, das 7h10 às 11h30 e das 13h às 16h.

Sobre os horários de atendimento das 21 unidades de coleta no interior do estado, consulte o site da Hemoba.


Critérios para doação

Para doar sangue, o candidato tem que estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 kg e ter idade entre 16 e 69 anos. Lembrando que menores de 18 anos devem ir acompanhados dos pais ou responsável legal, e idosos acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado anteriormente.

No dia da doação, o voluntário não pode estar em jejum, não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação e não ter fumado por pelo menos duas horas antes do procedimento, além de ter dormido por no mínimo seis horas na noite anterior.

Também é recomendável que evite alimentos gordurosos nas últimas 4 horas anteriores ao procedimento. Vale frisar que todo material utilizado para a coleta é descartável, evitando assim o risco de contaminação. Para doar, é necessária apresentação de um documento com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade 2

BEREU NEWS

Publicidade 3