BEREU NEWS

Relatórios de inteligência mostram que câmeras estavam sem funcionar no presídio de Mossoró; saiba detalhes


Com a fuga de dois detendos nos últimos dias, a penitenciária de segurança máxima de Mossoró virou o centro das atenções do noticiário policial. A busca pelos criminosos Rogério Mendonça e Deibson Nascimento, entrou no seu quinto dia. Neste domingo, um dos "facilitadores" da fuga foi revelado.

Trata-se das câmeras de segurança, sistema fundamental na vigilância da penitenciária, que estavam sem funcionar. Ao menos, 124 unidades dessas câmeras que ficam espalhadas pelo presídio estavam com algum problema. Isto é o que revela um relatório de inteligência produzido em maio de 2021. À época, o Brasil ainda era comandado pelo então presidente, Jair Bolsonaro (PL).

O documento indica que o sistema de monitoramento usado na penitenciária estava obsoleto, pois foi comprado em 2009, e precisava ser modernizado. O relátorio diz também que vários incidentes graves teriam ocorrido no local, mas não estavam sendo registrados por causa dessa falha, algo que desde então ainda não foi sanado.

Já em outro documento, feito pela inteligência policial, indica que essa omissão e o descaso para com a penitenciária foi um "facilitador" para a fuga dos dois criminosos. O detalhe é que este segundo relatório é de agosto do ano passado, já durante o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Nesse novo relatório há ainda a informação de que a região onde ficam as tubulações estariam desprotegidas e pede que o problema seja resolvido com urgência. Isso porque qualquer preso que quisesse acessar o espaço, bastaria retirar a luminária do local. Com informações do colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade 2