A 3ª fase da Operação Ás de Ouros cumpre mandados no inquérito da morte do advogado Carlos Daniel Ferreira Dias, que ocorreu em maio de 2022, em Niterói. Este é o 5º mandado de prisão contra o contraventor, que ficou mais conhecido após o documentário Vale o Escrito, da Globoplay, que narra as disputas envolvendo o jogo do bicho no Rio de Janeiro.
Ao todo, são 8 mandados de prisão, mas 5 alvos já estavam encarcerados, segundo o g1 Rio de Janeiro. Eles são acusados de envolvimento no atentado a Carlos Daniel.
Os alvos da operação já haviam sido indiciados e denunciados pelo homicídio. Agora responderão pelos crimes de organização criminosa e lavagem de dinheiro.
Bernardo Bello apontado por morte de Marielle
Em delação premiada em 2023, o ex-policial militar do Rio de Janeiro, Élcio Vieira de Queiroz, apontou a participação do grupo liderado pelo contraventor Bernardo Bello no assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ) e do motorista Anderson Gomes. Queiroz fechou um acordo de delação premiada que motivou uma operação da Polícia Federal (PF) para investigar o caso Marielle.
Vale o Escrito
A série documental Vale o Escrito – A Guerra do Jogo do Bicho tornou-se um dos maiores sucesso do Globoplays. Série traz depoimentos de pessoas ligadas à máfia do jogo.
Quem aparece são os mandantes atuais do bicho. Um deles é Bernardo Bello, acusado de matar um tio da ex-mulher e um advogado.
Apontado como um dos chefes da máfia, Bello não tem medo de se expor e de falar abertamente sobre os rivais: "Ele não é só do jogo, se mete em tudo: em milícia, em tráfico... é o senhor do crime", garante Bello, se referindo a um dos "chefões", Rogério de Andrade, filho de Castor de Andrade (1926-1997).