Imagens de câmeras de segurança divulgadas na última segunda-feira (1º) mostram o momento tenso em que um homem interrompe um júri no Fórum de São José do Belmonte, no Sertão pernambucano, e atira contra o réu, que era alvo dos disparos. O ataque ocorreu em 29 de novembro de 2023, no Fórum Dr. Geraldo Sobreira de Moura.
O homem, identificado como Cristiano Alves Terto, foi detido em flagrante e permanece preso preventivamente. Ele é acusado de atirar no réu, Francisco Cleidivaldo Mariano de Moura, durante o julgamento pela morte do pai de Terto.
Nas imagens, é possível observar o atirador se levantando e disparando contra o réu, enquanto uma mulher tenta impedir o crime, puxando-o pela camisa. As testemunhas e autoridades presentes no júri começam a correr em pânico, enquanto o réu tenta se proteger e é agredido pelo atirador.
Francisco Cleidivaldo Mariano de Moura foi atingido por seis disparos de arma de fogo e foi levado para o Hospital de Serra Talhada. Enquanto isso, Cristiano Alves Terto continua detido, aguardando julgamento pela tentativa de homicídio.
O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) informou que o júri não foi retomado, e ainda não há uma nova data definida. O caso segue sendo investigado pelas autoridades competentes.