O Brasil tem 134,6 milhões de usuários no Instagram em 2024, de acordo com o relatório “Digital 2024: Brazil”, de We Are Social e Meltwater. Com isso, a rede social da Meta alcança 62% da população do País. Mas será que ainda vale investir tempo e esforço nela? E, em caso afirmativo, qual é o melhor horário para postar no Instagram?
Veja as respostas para sua estratégia de redes sociais:
- nove em cada dez smartphones têm o Instagram instalado;
- os brasileiros o acessam mais de 14 vezes por dia, em média;
- o engajamento dos carrosséis é maior que o dos vídeos;
- quarta-feira é o dia com maior engajamento médio.
Ainda vale a pena postar no Instagram?
O Instagram aparece instalado em 91% dos smartphones no Brasil, segundo o “Panorama Mobile Time/Opinion Box – Uso de apps no Brasil”, de dezembro de 2023.
Essa é a rede social mais usada por 64% dos brasileiros em 2024, como aponta o relatório “Instagram no Brasil 2024”, do Opinion Box. Nove em cada dez usuários abrem o aplicativo do Instagram ao menos uma vez por dia.
Já o levantamento “Digital 2024: Brazil”, de We Are Social e Meltwater, revela que os brasileiros dedicam mais de 443 sessões mensais na rede social da Meta. Eles passam 22 horas e 27 minutos por mês, em média, vendo as publicações no feed e Stories.
Nesse contexto, o Instagram estabelece um importante ponto de contato entre consumidores e marcas. O mesmo estudo informa que uma parcela considerável do público é adepta das buscas em redes sociais para descobrir informações sobre marcas, produtos e serviços. Mais ainda, o Instagram é responsável por 27,4% do tráfego para sites originado nas redes.
Ou seja, vale a pena manter um cronograma de postagens no Instagram. Mas, como veremos adiante, algumas boas práticas podem ajudar sua marca a aumentar o engajamento no meio digital.
Qual é a taxa de engajamento no feed, Reels e Stories?
Você tem ideia de qual seria um bom engajamento no Instagram? O “Relatório de Engajamento Instagram 2024”, da mLabs, traz os benchmarks para avaliar o desempenho da sua estratégia na rede social.
Nas publicações corporativas no feed, por exemplo, a taxa de engajamento é de 7%. Você pode calcular o valor da sua marca somando o total de curtidas, comentários e compartilhamentos em uma publicação, dividindo pelo alcance dela e então multiplicando o que sobrar por cem.
Essa média é muito parecida com o resultado de 7,14% obtido em um estudo da Socialinsider, citado no levantamento “Digital 2024: Brazil”.
No entanto, há uma diferença entre os formatos de publicação. A mLabs ressalta que a taxa de engajamento do carrossel é 14% superior à de fotos individuais e vídeos.
Taxa de engajamento no Instagram por formato:
- Carrossel no feed: 7,6%
- Foto individual no feed: 6,8%
- Vídeo no feed: 6,2%
- Reels: 6,4%
Além disso, a mLabs analisou a taxa de resposta nos Stories. Essa é a postagem que gera o menor engajamento no Instagram, com um índice de apenas 0,23% nas publicações das marcas.
Um dado curioso é que perfis com até 10 mil seguidores têm uma vantagem em relação às contas maiores. Nessa faixa de público, o engajamento em geral é maior. Uma explicação possível para isso é a maior sensação de proximidade com o público.
Qual é o melhor horário para postar no Instagram?
Como vimos, a taxa de engajamento média não é das mais impressionantes. Daí a importância de conhecer os melhores horários para postar no Instagram e aumentar suas chances de sucesso.
Entretanto, não há consenso sobre essa questão. Diferentes fontes vão dizer que esta ou aquela é a melhor hora para postar no Instagram. O que podemos tirar de lição a partir dos estudos de HootSuite, Influencer Marketing Hub, Buffer e Sprout Social é o seguinte:
- no geral, postagens entre segunda e sexta têm melhor desempenho;
- posts entre 7h e 8h da manhã, ou até mais cedo, costumam ter bons resultados ao impactar o usuário antes do trabalho ou estudo, mas isso não funciona tão bem nas segundas-feiras;
- publicações entre 11h e 12h têm a vantagem de alcançar o público no horário de almoço, resultando em uma taxa de engajamento média mais elevada;
- às 16h também é um ótimo horário para postar, pois os diversos estudos apontam uma alta de engajamento nesse período do dia;
- as quartas-feiras têm o pico mais duradouro de engajamento, que vai das 9h até às 16h, segundo a Sprout Social;
- aos sábados, o melhor horário para postar é no final da manhã, das 9h às 11h, enquanto aos domingos indica-se publicar a partir das 18h.
Há um grande porém nessa história. Como aponta a Sprout Social, diferentes segmentos de mercado variam o melhor horário para postar no Instagram. A alimentação, por exemplo, tem alta entre 10h e 13h. A educação tem bons resultados que vão desde as 11h até às 21h. Já o turismo registra um desempenho acima da média entre 12h e 14h.
Disso podemos tirar dois aprendizados. O primeiro é conhecer o comportamento do público ao longo do dia e analisar em quais momentos ele acessa o Instagram. O segundo é testar. Experimente horários variados — a partir desses benchmarks — para ver na prática o que funciona melhor no seu caso.
Resumo sobre os melhores horários para postar no Instagram
Por que incluir o Instagram na sua estratégia de rede social?
A rede é uma das mais usadas pelos brasileiros, segundo o Opinion Box. Nove em cada dez usuários abrem o Instagram diariamente, aproveitando o meio como canal de descoberta e relacionamento com as marcas.
Quais são os melhores formatos para postar?
De acordo com a mLabs, as maiores taxas de engajamento são de carrosséis de imagens, fotos individuais, Reels e vídeos, em ordem decrescente.
E quais são os melhores horários para publicar?
De segunda a sexta, às 9h, 12h e 16h. Aos sábados, entre 9h e 11h. Aos domingos, entre 18h e 20h. Esses são os momentos com a maior taxa média de engajamento, conforme indica a Sprout Social, mas diferentes segmentos podem fugir à regra.