Ao todo, 39.765 urnas serão distribuídas para os 9.423 locais de votação em todo o estado
As urnas eletrônicas que serão usadas neste domingo (6/10), nas Eleições Municipais 2024, começaram a ser distribuídas na manhã desta sexta-feira (4/10) para os locais de votação. Em Salvador, a saída das urnas ocorre no Centro de Apoio Técnico (CAT), localizado em Porto Seco Pirajá, com veículos direcionados para a capital, Região Metropolitana e as Ilhas de Bom Jesus dos Passos, de Maré e dos Frades.
No total, 39.765 urnas serão distribuídas para os 9.423 locais de votação em todo o estado. O transporte desses equipamentos conta com um sistema de segurança reforçado pela Polícia Militar da Bahia e o apoio logístico dos Correios.
Os Correios são os responsáveis pela distribuição das urnas eletrônicas neste pleito, após acordo firmado com o TRE-BA, em 11 de setembro de 2024. O contrato estabelece que a instituição ficará encarregada do recebimento, transporte, entrega e recolhimento dos equipamentos de votação, além de outros materiais utilizados pela Justiça Eleitoral baiana, tanto no primeiro turno quanto, se necessário, no segundo turno das eleições.
Ao todo, são 86 veículos disponíveis para Salvador. Para o restante da Bahia, o número total chega a 1.159 veículos. Além dos veículos oficiais da empresa pública, há terceirizados que auxiliam na logística. A operação abrange, além da capital baiana, mais 115 municípios do estado, organizados em oito polos estratégicos: Feira de Santana, Vitória da Conquista, Ilhéus, Camaçari, Alagoinhas, Jequié e Cruz das Almas.
Operação integrada e segurança reforçada
A operação envolve uma parceria entre os Correios e a Polícia Militar da Bahia que garante o bom andamento da logística eleitoral. De acordo com a Polícia Militar, foram mobilizados mais de 29 mil policiais em todo o estado para assegurar a entrega das urnas. Além disso, os Correios também mobilizaram 1.912 motoristas e profissionais envolvidos no processo logístico.
A superintendente dos Correios na Bahia, Evelyn Negrão destacou a importância dessa parceria. “Como empresa pública, ficamos muito felizes em participar de um momento tão importante para o país. Apesar de a operação estar ocorrendo hoje, já estamos trabalhando no planejamento há meses para garantir que tudo ocorra de forma eficiente".