Por Joab Vitorino Foto arquivo Bereu News |
O concurso público da Prefeitura de Conceição do Jacuípe, que oferece 1.141 vagas em diversas carreiras, foi suspenso por 90 dias devido a suspeitas de irregularidades, como favorecimento a funcionários temporários ou comissionados da prefeitura e vínculos políticos com o governo municipal. Os salários variam de R$ 1.412,00 a R$ 14.000,00.
Possíveis iregularidades detectadas
- - Favorecimento a funcionários temporários ou comissionados: Os candidatos com as maiores notas para os cargos de Procurador e Guarda Municipal são, em sua maioria, funcionários temporários ou comissionados da prefeitura.
- - Vínculos políticos: Candidatos com parentes ou vínculos políticos com o governo municipal apresentaram notas altas em outros cargos.
- - Violações de sigilo de provas: Denúncias indicam possíveis violações de sigilo de provas para os cargos de professor de Física e Procurador Municipal.
- - Ausência de fiscalização da OAB: A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) não participou da fiscalização do processo para o cargo de Procurador.
O Instituto Bahia, responsável pela realização do certame, negou qualquer suspeita de irregularidade, afirmando que todas as etapas foram conduzidas com rigor e transparência. No entanto, o Ministério Público determinou a suspensão do concurso para investigar as supostas irregularidades.