Por Bereu News / Foto: Reprodução/Redes Sociais |
O prefeito reeleito de Santa Quitéria, no Ceará, José Braga Barrozo (PSB), conhecido como Braguinha, foi preso pelas Polícias Federal (PF) e Civil do Ceará (PC-CE) pouco antes de tomar posse para seu segundo mandato. Ele é suspeito de envolvimento com uma facção criminosa durante as eleições de 2024.
Você viu? Tânia Yoshida é empossada para quinto mandato como prefeita de Conceição do Jacuípe
A prisão ocorreu em cumprimento a um mandado de prisão preventiva expedido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE). Na mesma operação, foi cumprido um mandado de busca e apreensão na residência de Braguinha, localizada em Fortaleza.
O vice-prefeito eleito, Francisco Gardel Mesquita Ribeiro (PSB), conhecido como Gardel Padeiro, também está sob investigação no mesmo processo. Diante do afastamento de ambos, o cargo de prefeito será ocupado interinamente por Joel Barroso (PSB), filho de Braguinha, eleito presidente da Câmara Municipal no dia 1º de janeiro, com sete votos contra seis da oposição.
A vice-presidente da Câmara, Emanuela Barbosa (Republicanos), foi responsável por anunciar a posse interina. "Tendo em vista a decisão oriunda da Justiça Eleitoral do Ceará, que cautelarmente afastou o prefeito e o vice-prefeito eleitos, impedindo o exercício do mandato eletivo, hei por bem dar prosseguimento ao rito de sucessão legal para a ocupação do cargo de prefeito da cidade de Santa Quitéria", declarou a vereadora.
Em nota oficial, a Polícia Federal detalhou as razões da prisão preventiva de Braguinha. Segundo a PF, "foi apurado que chefes de uma organização criminosa, com apoio financeiro e logístico de outros investigados, atuaram para beneficiar candidatos específicos no município de Santa Quitéria (CE). Entre os crimes identificados estão ameaças diretas, ameaças a moradores e uso indevido de recursos públicos para atender aos interesses do grupo criminoso."
A situação política de Santa Quitéria segue tensa, com a população e as autoridades acompanhando os desdobramentos do caso.