O presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, tem trabalhado para sustentar a tese de que Jair Bolsonaro (PL) está sendo alvo de perseguição política no Brasil. No sábado (22), o mandatário fez um aceno ao ex-presidente durante o Conservative Political Action Conference (CPAC).
Você viu? BERIMBAU: Ação da 97ª CIPM resulta na apreensão de entorpecentes e captura de indivíduo
Trump, antes de retornar à Casa Branca, também afirmou ser alvo de perseguições políticas. Em comum, Trump e Bolsonaro tiveram pós-eleição de suas derrotas marcadas por ataques.
Você viu? Decisão histórica: STF autoriza Guardas Municipais a exercerem policiamento ostensivo
Em 2021, os Estados Unidos registraram a invasão do Capitólio em Washington. No Brasil, em 8 de janeiro de 2023 ocorreram os atos antidemocráticos.
A aproximação de Trump e Bolsonaro é vista também como um reforço de uma espécie de aliança global que existe entre líderes da direita como Javier Milei, presidente da Argentina, e Viktor Orbán, primeiro-ministro da Hungria.
O presidente norte-americano tem aguardado o relatório da Organização dos Estados Americanos (OEA) sobre a atuação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. para tomar medidas contra o magistrado e o governo brasileiro.