Bahia pode perder centro de pesquisas da BYD para o Rio de Janeiro


Prefeito Eduardo Paes afirmou que vai se reunir com chineses para levar essa parte da empresa para a capital fluminense

A Bahia pode perder o centro de pesquisas e desenvolvimento da montadora chinesa BYD. É o que garantiu o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), nesta quinta-feira (20). Ele afirmou, durante um evento no Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da UFRJ (Coppe), que está tentando levar todo esse braço da empresa chinesa para a capital fluminense. Ele adiantou também que, na próxima terça (25), se reúne com representantes da montadora. As informações são da Folha.

"Eles estão fazendo a fábrica na Bahia, mas têm uma obrigação grande de pesquisa e desenvolvimento no Brasil. Estamos tentando trazer toda a parte de P&D deles para o Rio de Janeiro", disse Paes.

Em outubro de 2023, a empresa, durante o lançamento da construção da fábrica em Camaçari, anunciou a construção de um centro de pesquisa e desenvolvimento em Salvador. A unidade, segundo o anúncio, terá foco no desenvolvimento de tecnologia para um motor híbrido flex, que possa combinar etanol com motores elétricos.

O CEO da empresa, Wang Chuanfu, chegou a falar que a montadora quer transformar Salvador e a Bahia no Vale do Silício brasileiro, em alusão à região que concentra empresas de tecnologia de última geração na Califórnia, nos Estados Unidos.

“Vamos instalar centro de pesquisa nessa cidade, desenvolver novas soluções para a transição verde e novos jeitos de movermos veículos. O Brasil se tornará uma referência mundial no setor”, afirmou Wang Chuanfu na época.

No portal institucional, a empresa também confirmou Salvador como a cidade escolhida para a construção do centro de pesquisa, mas não informou o local onde o centro será instalado.

Procurados, o Governo do Estado da Bahia e a BYD ainda não responderam. O espaço segue aberto.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem