Explosão em Porto do Irã Deixa 40 Mortos e Mais de Mil Feridos

Por Joab Vitorino - Bereu News

Uma explosão de grandes proporções atingiu neste sábado (26/04) o porto de Shahid Rajaee, na cidade de Bandar Abbas, no Irã, causando pelo menos 40 mortes e deixando mais de 1.200 pessoas feridas, segundo autoridades locais.

De acordo com informações preliminares, o incidente teria sido provocado pelo armazenamento inadequado de materiais altamente inflamáveis, como perclorato de sódio — uma substância usada em combustíveis para foguetes e mísseis. A explosão devastou parte da infraestrutura do porto, considerado o principal centro comercial marítimo do país.

Além das vítimas fatais e feridos, seis pessoas ainda estão desaparecidas. O governo iraniano decretou estado de emergência na região e suspendeu as atividades no porto até a conclusão das investigações.

O presidente do Irã, Masoud Pezeshkian, visitou os feridos em hospitais no domingo (27/04) e prometeu uma apuração rigorosa sobre o ocorrido. Escolas e repartições públicas de Bandar Abbas também foram fechadas devido à piora da qualidade do ar provocada pela fumaça tóxica liberada na explosão.

O porto de Shahid Rajaee movimenta cerca de 80 milhões de toneladas de carga por ano e sua paralisação já começa a afetar a economia local.

Ainda não há informações se a explosão teve impacto em navios estrangeiros ou em tripulações internacionais.

A tragédia no Irã repercute no mundo todo e levanta alerta para a segurança em zonas portuárias de alta movimentação de cargas perigosas.

O portal Bereu News segue acompanhando o caso e trará atualizações a qualquer momento.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem