Por Bereu News / fotos e informações Polícia Federal |
Durante a ação, carcaças de animais silvestres, armas e munições foram apreendidas. Ninguém foi preso.
A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (15/04), a Operação Buckshot, com o objetivo de combater a prática de caça ilegal dentro do Parque Nacional e do Refúgio de Vida Silvestre de Boa Nova, no sudoeste da Bahia.
Ao todo, foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão contra suspeitos de integrar um grupo que caçava animais silvestres com frequência nas regiões de Pé da Ladeira e Icó, localizadas dentro das áreas de conservação ambiental.
As investigações começaram no início de 2025, com base em levantamentos feitos pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), que identificou os envolvidos na prática criminosa.
Durante a operação, os agentes apreenderam carcaças de animais, carabinas de pressão, pólvora, chumbo e petrechos usados na caça. Apesar do material apreendido, não houve prisão em flagrante.
As áreas onde o grupo atuava são consideradas unidades federais de proteção integral do meio ambiente, e qualquer ação ilegal nesses locais configura crime federal. Os investigados deverão responder por caça ilegal, posse irregular de arma de fogo e associação criminosa, com penas que podem chegar a até 12 anos de prisão.