Armas com numeração raspada, munições de alto calibre e acessórios táticos foram encontrados com dois homens e dois adolescentes em Porto Seguro.
Na tarde da quarta-feira (2), uma ação conjunta da Polícia Federal e da Força Nacional resultou na apreensão de um arsenal de guerra no Território Indígena de Barra Velha, localizado em Porto Seguro, no extremo sul da Bahia.
A abordagem ocorreu durante patrulhamento de rotina em uma região marcada por tensão agrária e frequentes conflitos relacionados à disputa por terras. No local, foram encontrados dois homens e dois adolescentes em posse de armamento ilegal e diversos itens de uso tático.
Entre os materiais apreendidos estavam:
- 01 pistola calibre 9mm com numeração raspada;
- 01 pistola calibre .380, também com numeração raspada;
- 198 munições calibre 9mm;
- 135 munições calibre .380;
- 23 munições calibre .44;
- 27 munições calibre 5.56 deflagradas;
- 01 munição calibre 12;
- 01 munição calibre .22;
- 01 munição calibre .32;
- 02 carregadores alongados calibre 9mm (capacidade para 31 disparos cada);
- 04 carregadores calibre .380;
- 01 coldre de pistola 9mm, na cor bege;
- 01 balaclava camuflada.
Os envolvidos foram conduzidos à Delegacia da Polícia Federal em Porto Seguro, onde foram autuados e permanecem à disposição da Justiça. A PF ficará responsável pela investigação para apurar a origem do material bélico e possíveis ligações com organizações criminosas.
A operação faz parte de uma força-tarefa coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, em apoio à Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI). A ação tem como objetivo garantir a ordem pública e prevenir conflitos em territórios indígenas, e conta com o envolvimento da SSP-BA, Polícia Militar e Polícia Civil da Bahia.