A Netflix escolheu a cidade de Xique-Xique, que fica no Vale São-Franciscano da Bahia, para promover a série “Wandinha”
A Netflix escolheu a cidade de Xique-Xique, Vale São-Franciscano da Bahia, para promover o lançamento da segunda temporada de “Wandinha”, uma das séries mais aguardadas do ano. A ação de marketing chamou atenção nas redes sociais e aproveitou o apelo cômico do nome da cidade, frequentemente usado em memes.
“Não é meme! Levei a Wandinha para Xique-Xique, Bahia”, publicou o perfil oficial da plataforma de streaming no X (antigo Twitter).
A nova temporada foi lançada nesta quarta-feira (6) e conta com oito episódios, divididos em duas partes. Os quatro primeiros já estão disponíveis no catálogo. Os episódios restantes chegam à plataforma no dia 3 de setembro de 2025.
A estratégia da Netflix gerou repercussão imediata nas redes. “Ninguém entende a Wandinha lá em Xique-Xique Bahia”, comentou um internauta. Outro destacou: “A cidade com maior número de brasileiros que torcem por times europeus”.
Como é Xique-Xique?
Apesar da fama recente, o município é uma das cidades mais antigas da Bahia. Fundada em 1714 e emancipada em 6 de julho de 1832, Xique-Xique está localizada às margens do Rio São Francisco e ocupa uma área de 5.079,662 km². Com população estimada em 46.979 habitantes em 2024, a cidade apresenta baixa densidade demográfica, de 9,2 habitantes por km², segundo o IBGE. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) registrado em 2010 foi de 0,585, classificado como baixo.
A popularidade atual de Xique-Xique não está relacionada apenas a sua localização ou dados demográficos, mas também ao nome peculiar, que remete a um tipo de cacto nativo da região. Em meio ao fenômeno nas redes, uma frase resume bem o tom dos memes: "Aqui em Xique-Xique está tudo normal".