Polícia Federal e GAECO deflagram operação contra fraudes bancárias em Feira de Santana


Mandados de prisão, busca e apreensão, além do bloqueio de contas bancárias, são cumpridos nesta quinta-feira (7)

Na manhã desta quinta-feira (7), a Polícia Federal, com apoio do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (GAECO/BA), deflagrou a operação Segunda Camada em Feira de Santana, com foco no combate a fraudes cometidas contra a Caixa Econômica Federal e outras instituições bancárias.


Estão sendo cumpridos quatro mandados de busca e apreensão, dois mandados de prisão preventiva, um mandado de suspensão de exercício de função pública e ordens de bloqueio de valores em contas bancárias dos investigados. As medidas foram expedidas pela 1ª Vara Federal da Seção Judiciária de Feira de Santana.

A operação é um desdobramento da "Fake Front", deflagrada em 23 de maio deste ano, que investigou a abertura de 21 contas fraudulentas na Caixa Econômica Federal, em agências de Feira de Santana (BA) e Brasília (DF). Os suspeitos usavam documentos falsos para obtenção de empréstimos, gerando um prejuízo superior a R$ 1 milhão às instituições financeiras.

Com base na análise do material apreendido na primeira fase, os investigadores identificaram uma nova estrutura de apoio ao esquema criminoso, a chamada “segunda camada”. Nessa etapa, surgiram indícios da participação de um policial civil e de pessoas responsáveis por cooptar gerentes bancários, que, em troca de benefícios, forneciam informações sigilosas e facilitavam as fraudes.


A Corregedoria da Polícia Civil da Bahia também acompanha as ações, diante do envolvimento do agente público.

Os investigados poderão responder por estelionato e associação criminosa, conforme previsto no Código Penal.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem