Senado aprova projeto que endurece punição para quem oferecer drogas ou álcool a menores

Por Joab Vitorino - Bereu News 

O Senado Federal aprovou nesta terça-feira (16) o Projeto de Lei 942/2024, que aumenta as penas para quem fornecer drogas ou bebidas alcoólicas a crianças e adolescentes. A proposta, já aprovada pela Câmara dos Deputados, segue agora para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Você viu? PEC da Blindagem avança na Câmara e abre debate sobre proteção a parlamentares

Atualmente, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) já prevê punição de dois a quatro anos de prisão para quem entregar esses produtos a menores, independentemente do consumo. Com a nova redação, o juiz poderá aplicar aumento de um terço até a metade da pena caso a substância seja efetivamente consumida, considerando também a intensidade do dano causado.

A mudança foi proposta pela deputada federal Laura Carneiro (PSD-RJ) e recebeu parecer favorável tanto da Comissão de Direitos Humanos (CDH) quanto da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) antes de chegar ao plenário do Senado.

O projeto abrange quem “vender, fornecer, servir, ministrar ou entregar, ainda que gratuitamente, bebida alcoólica ou outros produtos cujos componentes possam causar dependência física ou psíquica”.

Relatora da proposta na CDH, a senadora Damares Alves (Republicanos-DF) destacou os riscos do consumo precoce.

“Quanto menor a idade de início, legalizado ou não, maiores as possibilidades de o menor se tornar dependente ao longo da vida. Há ainda riscos de acidentes de trânsito, homicídios, suicídios e outros traumas. O consumo antes dos 16 anos aumenta significativamente as chances de abuso na vida adulta, em ambos os sexos”, afirmou.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem