Uma estudante de psicologia de 23 anos, identificada como Vanessa Lara de Oliveira, foi encontrada morta e sem roupas em uma área de mata na última terça-feira (10), em Juatuba, interior de Minas Gerais. O suspeito do crime, de 43 anos, confessou ter estuprado e assassinado a vítima.
Vanessa estava desaparecida desde segunda-feira (9), quando saiu do trabalho, no centro da cidade. Câmeras de segurança flagraram a jovem caminhando por diversos pontos, em direção a uma parada de ônibus para voltar para casa.
O último contato com a família ocorreu por volta das 14h. Parentes passaram a ligar para a estudante, que não atendeu e nem retornou as ligações. Preocupados, passaram a pedir ajuda nas redes sociais para localizá-la.
Segundo a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), dois moradores da região encontraram o corpo da vítima com sinais de violência sexual e asfixia. Eles relataram que passaram a procurar por Vanessa após analisar vídeos que circulavam nas redes sociais e identificar que, em uma das imagens, um suspeito a seguia.
Durante as buscas, um dos homens encontrou uma calça jeans feminina suja de barro na vegetação. Pouco depois, o outro rapaz localizou o corpo da vítima, nu e sobre uma árvore, e acionou as autoridades.
Prisão do suspeito
O suspeito do crime, identificado como Ítalo da Silva, foi preso enquanto tentava fugir de trem em Carmo do Cajuru, também em Minas Gerais. A prisão foi possível após uma denúncia anônima informar que o homem estava sentado entre os vagões de um trem de carga.
Com ele, os militares encontraram uma sacola com roupas, produtos de higiene pessoal e uma faca. Ao ser preso, Ítalo afirmou que fugia sem destino definido e confessou que assassinou a jovem estrangulando a vítima com um cabo de carregador de celular.
Segundo o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), Ítalo cumpria pena em regime fechado, acusado pelos crimes de tráfico, furto, roubo e estupro. Ele estava em regime semiaberto domiciliar desde 20 de dezembro.
Quem era a vítima
Descrita pela família como dócil e empática, Vanessa estava no 7º período de Psicologia e tinha o sonho de ajudar pessoas que enfrentavam dificuldades emocionais.
"Ela era extremamente dócil, amada e tinha muitos amigos. Adorava ouvir as pessoas e queria trabalhar ajudando quem passava por problemas psicológicos", disse o irmão.
A jovem estagiava em um Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e também auxiliava pessoas na busca por emprego.