BEREU NEWS

MEC vai oferecer internet gratuita para estudantes de baixa renda das universidades federais


Agência Brasil- O Ministério da Educação (MEC) anunciou, nesta quarta-feira (1/7), que pretende oferecer internet, de forma gratuita, para estudantes de baixa renda das universidades federais. A medida tem como objetivo dar suporte a esses alunos, para que consigam acompanhar aulas à distância, durante o período de pandemia.
Para oferecer a internet gratuita, o MEC firmou uma parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). A expectativa é que a licitação para contratação da empresa de telefonia que fornecerá o acesso aconteça em 15 de julho. Caso o prazo seja confirmado, o acesso poderá ficar disponível em agosto. 
O benefício deve ser oferecido a estudantes de famílias com renda per capita de até um salário mínimo e meio. Os contemplados terão acesso gratuito aos sites indicados pelas instituições de ensino, e poderão usar o pacote pessoal de dados para chegar até esses sites, onde o uso não será cobrado. Caso o estudante não tenha um plano de dados, o MEC avalia uma forma de disponibilizar um chip para acesso à internet.
De acordo com a pasta, a medida poderá beneficiar entre 450 mil a um milhão de alunos. A maior parte dos estudantes no perfil buscado pelo ministério está na Região Nordeste, sendo que 90% têm smartphones e outros aparelhos para acessar a internet.
Para alunos de zonas rurais ou sem sinal internet, a saída, conforme o MEC, será buscar um outro local para acompanhar as aulas que forem oferecidas à distância. O secretário-executivo da pasta, Antônio Paulo Vogel, disse, no entanto, que a expectativa é que as empresas de telefonia que participarem da licitação tragam soluções para esses casos.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade 2

BEREU NEWS
BEREU NEWS