BEREU NEWS

Ministério da Educação vai oferecer 140 mil vagas remanescentes do Prouni e Fies; seleção começa em setembro

Ministério da Educação vai oferecer 140 mil vagas remanescentes do Prouni e Fies; seleção começa em setembro


O Ministério da Educação (MEC) vai abrir processo seletivo para o preenchimento de 90 mil vagas remanescentes do Programa Universidade para Todos (Prouni) e 50 mil do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). A informação foi dada pelo ministro da pasta, Milton Ribeiro, nesta sexta-feira (28/8), durante participação em uma videoconferência promovida pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES).
As vagas remanescentes são aquelas que não foram ocupadas no decorrer dos processos seletivos regulares dos programas, por desistência dos candidatos pré-selecionados, ou falta de documentação, por exemplo. Segundo o ministro, a seleção para preenchimento das vagas começa em setembro, mas o prazo ainda não foi divulgado.
O Prouni oferece bolsas de estudo integrais e parciais (50%) em instituições particulares de educação superior. Para concorrer às bolsas integrais, o estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoal, de até 1,5 salário mínimo. Para conseguir a bolsa parcial, a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.
Já o Fies oferece acesso ao crédito para financiamento de cursos de ensino superior por instituições privadas. O programa é ofertado em duas modalidades: por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), sem incidência de juros, para estudantes que têm renda familiar de até três salários mínimos por pessoa, e o Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies), que funciona com recursos dos fundos constitucionais e dos bancos privados participantes, o que implica cobrança de juros. 

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade 2

BEREU NEWS
BEREU NEWS