BEREU NEWS

Dormência ou choque nas mãos? -BEREU NEWS


Pode ser Síndrome do Túnel do Carpo! (STC)







A síndrome do túnel do carpo acontece em função da compressão do nervo mediano, que passa pelo punho e inerva a mão. 
Esse nervo ajuda nos movimentos da mão e do punho, além de dar sensibilidade para a pele da palma da mão (três primeiros dedos e metade do dedo anelar – 4º dedo).

Existem diversos sintomas da STC que podem ser divididos em três graus:

A maioria dos casos da síndrome do túnel do carpo acontece com mulheres na faixa etária de 40 a 60 anos e vem acompanhada de dor nos dois punhos. A prevenção inicial consiste em, ao realizar determinadas atividades que exigem mais esforço da área do punho, utilizar utensílios mais leves e flexíveis, para proporcionar uma postura adequada. Além disso, é necessário um tempo de descanso entre as atividades diárias. Outra forma de prevenção, e a mais importante delas, é procurar um especialista em saúde logo que apareçam os primeiros sintomas e eles sejam persistentes.

Na avaliação diagnóstica, feita por um profissional especializado, observa-se o quadro de sintomas que o paciente relata, como sensações desagradáveis de formigamento, queimação ou choque que pioram durante a noite, dores na região do nervo mediano e sensibilidade alterada. Exames complementares como a eletroneuromiografia são solicitados em casos mais graves.

O tratamento é iniciado com a redução ou o afastando do paciente da atividade de esforço repetitivo. Muitas vezes são prescritas medicações analgésicas e anti-inflamatórias e, em outros casos, é necessário realizar a fisioterapia para melhorar o quadro de dor e a dificuldade de movimentação no punho. O paciente recebe orientações preventivas e gerais sobre a organização do trabalho e, nos quadros mais avançados, em que existe um nível significativo de angústia emocional, é necessária a atenção de um psicólogo para acompanhar esse paciente. Também pode ser utilizada a órtese de repouso para punho, que, em posição neutra, reduz a pressão dentro do túnel do carpo.

A cirurgia é recomendada quando os tratamentos iniciais falham e tem como objetivo abrir o canal por onde passa o nervo. O prazo médio para o tratamento e a cura da doença não pode ser determinado, pois depende da resposta individual ao tratamento, que deve ser realizado com uma equipe multidisciplinar para que o problema não se torne crônico.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade 2

BEREU NEWS
BEREU NEWS