BEREU NEWS

Medidas protetivas a indígenas durante pandemia são sancionadas com veto por Bolsonaro

Medidas protetivas a indígenas durante pandemia são sancionadas com veto por Bolsonaro
O presidente da República, Jair Messias Bolsonaro (sem partido) sancionou nesta quarta-feira (8/7) a lei com medidas protetivas para pessoas indígenas durante a pandemia do novo coronavírus. A informação foi divulgada no Diário Oficial da União (DOU).
Com vetos, o texto determina que  indígenas, as comunidades quilombolas e demais povos tradicionais sejam considerados "grupos em situação de extrema vulnerabilidade". Por conta disso, alto risco para emergências de saúde pública.
Bolsonaro vetou os trechos onde o governo ficaria obrigado a fornecer aos povos indígenas “acesso a água potável” e “distribuição gratuita de materiais de higiene, limpeza e de desinfecção para as aldeias”;  o governo executará ações para garantir aos povos indígenas e quilombolas “a oferta emergencial de leitos hospitalares e de terapia intensiva” e que a União seja obrigada a comprar “ventiladores e máquinas de oxigenação sanguínea”;  o governo estaria obrigado a liberar verba emergencial para a saúde indígena e para a União; instalação de internet nas aldeias e distribuição de cestas básicas e  o trecho que dizia que governo ia ser obrigado a facilitar aos indígenas e quilombolas o acesso ao auxílio emergencial.
O líder alegou que vetou  trechos aprovados no dia (16/6) pelo Senado e pela Câmara dos Deputados em (21/5) devido ao fato do documento criar despesas obrigatórias se apresentar como isso geraria impactos no orçamento financeiro do país.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade 2

BEREU NEWS