BEREU NEWS

NÃO PERCA TEMPO: Inscrições para SiSU 2020/2 já podem ser feitas

MEC abre as inscrições do SiSU 2020/2 - Brasil Escola

Começou nesta terça-feira (7) o período de inscrições para a segunda edição de 2020 do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). O prazo segue aberto até esta sexta-feira, 10 de julho.

Inscreva-se SiSU 2020/2

O SiSU oferece vagas gratuitas em instituições públicas de ensino, como universidades federais, estaduais e centros tecnológicos. Nesta edição, 57 delas estão oferecendo novas oportunidades. 

Conforme as regras do programa do Ministério da Educação (MEC), somente podem se inscrever estudantes que fizeram as provas do Enem 2019 e que não zeraram a redação. 

O estudante pode escolher entre duas opções de cursos de graduação, as quais podem ser alteradas durante todo o prazo de inscrições. 

Novidades
Uma novidade nesta edição é que, antes de se cadastrar no SiSU, o candidato precisa fazer a inscrição no site do Governo Federal. Quem já tem esse cadastro pode entrar com esses dados no site do SiSU. 

Outra novidade é que, pela primeira vez, o SiSU passa a oferecer cursos ministrados via Ensino a Distância (EaD). Além disso, as instituições de ensino que oferecem vagas pelo SiSU precisam, a partir de agora, possibilitar que os estudantes façam as matrículas on-line para evitar contato durante a pandemia do coronavírus. 

Vagas
O SiSU 2020/2 disponibiliza 51.800 vagas em 57 instituições públicas de ensino superior. As chances estão divididas entre ampla concorrência e sistema de cotas. 

Consulte vagas do SiSU 2020/2

No caso das instituições federais, pelo menos metade das vagas é reservada para estudantes que fizeram todo o ensino médio na rede pública, de acordo com a Lei nº 12.711/2012 (Lei de Cotas).

Pesos mínimos
Cada universidade tem autonomia para determinar pesos diferentes para cada prova do Enem no SiSU. Mas é comum que as provas de uma área específica tenham mais peso para cursos da mesma área. Por exemplo, para a carreira de Medicina exige-se notas mais altas nas provas de ciências da natureza. 

As universidades também adotam notas mínimas e/ou médias mínimas para inscrição em determinados cursos. Sendo assim, se o concorrente não tiver a nota mínima, pode ser que não consiga se inscrever no curso em questão. 

Notas de corte
A partir do segundo dia de inscrições para o SiSU 2020/2, será liberada a nota de corte, que é menor média para o estudante ser selecionado no curso de escolha. Essa nota é obtida com base no número de vagas disponíveis e no total dos candidatos inscritos naquele curso, por modalidade de concorrência.

É importante destacar que as notas de corte mudam com frequência. Então, o estudante precisa acompanhá-las e compará-las com outros cursos e instituições de interesse. 

Datas SiSU 2020/2
A previsão é que o resultado do SiSU 2020/2 seja divulgado no dia 12 de julho. Quem for aprovado deverá fazer as matrículas entre os dias 16 e 21 de julho. 

Os estudantes que não forem convocados na primeira chamada poderão se inscrever na lista de espera. A manifestação de interesse nas vagas deverá ser feita de 14 a 21 de julho. 

Para mais detalhes, acesse o Edital do SiSU ou o site do SiSU.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade 2

BEREU NEWS
BEREU NEWS