BEREU NEWS

Perda de olfato causada pela Covid-19 pode ser permanente, indica estudo brasileiro

Perda de olfato causada pela Covid-19 pode ser permanente, indica estudo brasileiro

Cerca de 5% das pessoas que tiveram perda de olfato causada pela Covid-19 não recuperaram a capacidade de sentir os cheiros mesmo depois de dois meses e meio do início desse sintoma.
De acordo com a Folha de São Paulo, os dados preliminares são de uma pesquisa em andamento no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-USP), que contou com a participação de mais de 650 pacientes infectados pelo novo coronavírus.
Para os pesquisadores, os resultados indicam que a perda de olfato causada pela doença pode se tornar permanente em alguns casos se ajuda médica não for procurada rapidamente. De acordo com o otorrinolaringologista e pesquisador no Departamento de Otorrinolaringologia do HC que participou do estudo, Deusdedit Brandão, os cientistas acompanham desde abril pacientes que tiveram a Covid-19 confirmada pelo exame do tipo PCR.
Entre os pacientes ouvidos, cerca de 80% afirmaram ter perda parcial ou total do olfato —também conhecida como anosmia—, e 76% disseram ter perdido o paladar, manifestação que está relacionada à anosmia.
Segundo Brandão, os resultados já foram submetidos para publicação e aguardam revisão de outros cientistas. Outros estudos sobre os efeitos da Covid-19 no olfato estão em andamento em centros de pesquisa pelo país e devem ter resultados divulgados nos próximos meses. 

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade 2

BEREU NEWS
BEREU NEWS