BEREU NEWS

Anvisa emite alerta sobre 1º registro de “superfungo” no Brasil

Encontrado em cateter na Bahia C. auris causa infecções graves

A  Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um alerta sobre o possível primeiro caso do ‘superfungo’ Candida auris no Brasil. O fungo é conhecido por ser um dos mais temidos no mundo devido a sua resistência a medicamentos e alto potencial para causar infecções hospitalares mortais. 

Conforme o anúncio da Anvisa, publicado nesta segunda-feira (7), a Candida auris foi identificada em “amostra de ponta de cateter de paciente internado em UTI adulto em hospital do Estado da Bahia”. A amostra foi analisada por dois grandes laboratórios nacionais que confirmaram a presença do fungo, mas ainda serão realizadas “análises fenotípicas (para verificar o perfil de sensibilidade e resistência)” e de “sequenciamento genético do microrganismo (padrão-ouro)” antes da confirmação oficial do caso.

“É um fungo emergente que representa uma séria ameaça à saúde pública”, escreveu a Anvisa em seu alerta. 

Fungo Candida auris 

Devido ao difícil tratamento, estima-se que 30% a 60% dos pacientes infectados pela Candida auris tenham morrido em todo o mundo. Sua primeira identificação ocorreu em 2009 quando o fungo foi encontrado no canal auditivo de um paciente no Japão. De lá para cá, ele foi identificado em vários países ao redor do globo. 

Além de ser altamente resistente, o fungo costuma ser confundido com outras infecções como, por exemplo, a candidíase comum. 

A preocupação com seu potencial devastador em causar infecções hospitalares ocorre porque a maioria das infecções por Candida auris documentadas no mundo foram dentro de hospitais.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade 2

BEREU NEWS
BEREU NEWS