O ministro da Educação, Milton Ribeiro, anunciou que a volta às aulas presenciais em universidades públicas e privadas deve ocorrer no dia 1º de março. A portaria que autoriza o retorno foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União na noite da segunda-feira (7/12).
"Nós estamos apontando para o dia 1º de março, que nós julgamos ser uma data equilibrada e boa para que dê tempo para universidades fazerem alguns ajustes, inclusive, pedagógicos e eletivos", disse Ribeiro em publicação no Twitter.
A nova medida altera a decisão anterior, divulgada na última quarta-feira (2/12), que previa a retomada a partir de 4 de janeiro. O anúncio, porém, gerou revolta em algumas instituições - incluindo a Universidade Federal da Bahia -, que resolveram não aderir ao calendário do MEC e fez a pasta recuar da decisão. Agora, até o dia 28 de fevereiro, instituições públicas e privadas poderão continuar com as atividades virtuais.
O texto da nova portaria determina também que "os recursos educacionais digitais, tecnologias de informação e comunicação ou outros meios convencionais poderão ser utilizados em caráter excepcional, para integralização da carga horária das atividades pedagógicas", no cumprimento das medidas para enfrentamento da pandemia do novo coronavírus.