BEREU NEWS

Bahia tem maior corte de beneficiários do Bolsa Família no país; 48 mil famílias são excluídas na região Nordeste


De dezembro de 2020 a fevereiro de 2021, 12.706 famílias baianas foram cortadas do Bolsa Família, benefício do governo federal para pessoas de baixa renda. De acordo com dados do Comitê Técnico da Assistência Social do Consórcio Nordeste, em números absolutos, o estado teve o maior corte de beneficiários do país.

No Nordeste, houve uma redução de 48 mil famílias beneficiadas pelo programa. A Bahia também é estado nordestino que mais perdeu benefícios, seguida do Ceará (- 8.639), Pernambuco (- 7.550) e Maranhão (- 6.609). Outras 13 mil famílias foram cortadas na região Norte, no mesmo período.


"É incompreensível, não existe lógica além da perversidade, que explique os cortes de benefícios nas duas regiões mais vulneráveis e com a maior parte da população mais pobre do país. Em meio a um dos momentos mais difíceis, o governo corta benefícios de quem mais precisa. É um absurdo que pode custar a vida de muitas pessoas", disse o secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia, Carlos Martins.


Já as regiões Sul, Sudeste e Centro Oeste registraram um aumento no número de famílias beneficiadas, com o acréscimo de 26.504, 21.479 e 4.090 de famílias, respectivamente. Minas Gerais (+ 23.047), Rio Grande do Sul (+ 12.119) e Paraná (+ 9.693) registraram aumentos expressivos.  


Ainda conforme o Comitê Técnico, os nove estados nordestinos têm hoje uma demanda reprimida de 673.842 mil famílias. Ou seja, mais de 670 mil delas possuem perfil para o programa, mas estão na chamada fila de espera. Comparando com o período de dezembro de 2019 a dezembro de 2020, todas as regiões do país registraram aumento no número de famílias beneficiadas pelo Bolsa Família. Mas, no Nordeste e no Norte do país, o crescimento é muito menor do que nas outras regiões.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade 2

BEREU NEWS