BEREU NEWS

Entenda as possíveis complicações pós-castração de cães e gatos

 


A castração é um procedimento de grande importância para a saúde do seu pet, pois evita uma série de doenças que pode levar a morte. A cirurgia é segura e deve ser realizada por um profissional habilitado, em clínicas veterinárias. No entanto, é importante seguir à risca as recomendações do veterinário após o procedimento para que não surjam complicações na vida do animal.

Antes da cirurgia, é fundamental que o tutor conheça o profissional e a clínica. Isso já evita grande parte dos problemas. É importante também realizar os exames pré-operatórios, para saber se o paciente está apto a ser operado, como diz a médica veterinária, Gabriela Vieira, que é pós-graduada em Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais.

Gabriela explica que as complicações pós-cirúrgicas estão relacionadas ao erro no manejo com o animal ao retornar para casa. Não observar o pet durante o período de recuperação também pode contribuir para que surjam problemas, como abertura dos pontos.


“É muito comum [em casos de complicações] o tutor não seguir as orientações e o pet conseguir mexer nos pontos, podendo lamber ou morder, o que causa infecção, inflamação e até deiscência [abertura dos pontos]”, afirma.

Nos casos de deiscência, a veterinária informa que a depender da gravidade pode precisar que o bicho retorne para o centro cirúrgico. Por isso, é importante que o dono do animal observe o pet durante a recuperação. Em casos de cães ou gatos agitados, o uso do colar elizabetano ou da roupa cirúrgica ajudam a inibir a movimentação. Também é necessário manter o seu melhor amigo em ambiente sossegado.

“Essas complicações podem ser evitadas se o tutor seguir todas as recomendações que médico veterinário passa ao liberar o paciente para casa”, finaliza.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade 2

BEREU NEWS
BEREU NEWS