BEREU NEWS

'BERIMBAU' Centro de Fisioterapia e Reabilitação proporciona melhoria da qualidade de vida dos pacientes


Instalado recentemente no Parque Ouro Verde, antigo Núcleo de Estudos, o Centro de Fisioterapia e Reabilitação de Conceição do Jacuípe já se encontra em pleno funcionamento. O chefe do órgão, Jeferson Brito, informou que todas as unidades de PSF’s do município também já contam com o serviço de fisioterapia, onde profissionais da área atendem aos pacientes, tanto no consultório como em casa, para as pessoas com dificuldade de locomoção. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Tendência crescente em todo o país, a fisioterapia domiciliar passou a ser uma realidade também em Conceição do Jacuípe, tanto na sede como na zona rural do município. Com técnicas específicas para tratar de cada problema relatado pelo paciente, a especialidade consiste em proporcionar a reabilitação de possuidores de limitações que dificultam sua locomoção, melhorando consideravelmente a qualidade de vida da população.


No distrito do Bessa, quando necessário, a fisioterapeuta responsável vai até a residência do paciente para avaliá-lo. Coleta informações, faz exames e testes físicos complementares e se for constatada a aplicação desse serviço, quer seja pelo fato de o paciente estar acamado ou impossibilitado de ir até a Unidade de Saúde, ele passa a receber esse atendimento em casa. São duas sessões semanais de aproximadamente uma hora cada.


Seu Aloísio Rodrigues Alves, de 70 anos, mora no Bessa com uma filha. Ele sofreu um AVC 21 anos atrás e desde então tem problema de locomoção, perdeu o movimento do lado esquerdo do corpo e enxerga muito pouco. “Agora que o serviço foi implantado aqui fiquei muito animado. A fisioterapeuta vem em minha casa, o tratamento é uma maravilha e melhora muito a minha condição física”, disse.


Na comunidade de Vila Esperança está sendo realizado também, experimentalmente, um tratamento através de ondas magnéticas com o ultrassom terapêutico, que atua no processo inflamatório para ativar a circulação, aliviando o inchaço, as dores, melhorando a locomoção e a qualidade de vida dos pacientes. A duração da aplicação, a depender de caso, leva em média três minutos e os resultados estão sendo considerados muito satisfatórios.


ASCOM: PMCJ

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade 2

BEREU NEWS
BEREU NEWS