BEREU NEWS

Bahia confirma dois casos da variante Delta e um da Beta


Dois casos da variante indiana da Covid-19 (Delta) e uma sul-africana (Beta) foram identificados na Bahia, através de exame realizado no Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA), nesta quinta-feira, 26.

As vítimas são dois tripulantes de um navio com bandeira estrangeira, que testaram positivo para a variante Delta e Beta. A embarcação estava em isolamento, impossibilitando contactantes. As duas outras amostras foram detectadas em pacientes residentes nos municípios de Feira de Santana e Vereda.

Com a confirmação, o governador Rui Costa e técnicos da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia realizaram reunião de emergência e propuseram o início imediato da terceira dose em todos os municípios que já alcançaram a faixa etária de 18 anos.

A medida será pauta da reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) prevista para esta sexta-feira (27), que é uma instância deliberativa do SUS que reúne representantes dos 417 municípios.

Para tentar conter a proliferação, a Secretaria de Saúde da Bahia realizará o rastreamento por meio de teste de antígeno e RT-PCR nas regiões onde foram detectadas as variantes.

Segundo a titular da pasta, Tereza Paim, 281 municípios se enquadram nesta característica. "A imunização deverá ser feita, preferencialmente, com uma dose da Pfizer, ou de maneira alternativa, com a vacina de vetor viral da Janssen ou da AstraZeneca", disse.

A dose de reforço está estimada para um público superior a 950 mil baianos e a ação será destinada a todos os indivíduos imunossuprimidos após 28 dias da segunda dose e para pessoas acima de 70 anos vacinadas há 6 meses.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade 2

BEREU NEWS
BEREU NEWS