Na manhã antes da votação da MP que poderia alterar a estrutura ministerial do governo, o presidente da Câmara e da República conversaram por telefone
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), conversou, por telefone, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e sugeriu um maior foco nas articulações com o Congresso em detrimento das relações diplomáticas com a América Latina. A indicação foi feita na quarta-feira (31), horas antes da votação da Medida Provisória que poderia alterar toda a estrutura ministerial do governo.
Os deputados usaram desta semana para estabelecer uma tensão política com o Executivo, o que ocasionou uma maior liberação de emendas parlamentares. Na véspera da votação, houve um encontro com os representantes de Estado da América Latina, dentre eles o ditador Nicolás Maduro, da Venezuela.
Segundo apurou o Jornal Folha de SP., Lira teria ainda mostrado insatisfação com o fato de que, até hoje, líderes partidários esperam ser recebidos pelo Presidente da República. Logo após a ligação, o progressista afirmou, em entrevista à GloboNews, que Lula agora é "conhecedor de todas as dificuldades que o seu governo tem na parte da articulação". "Espero que tenha servido de ensinamento", disse.